Nem o Santos de Pelé, nem o Barcelona de Ronaldo. A equipe que teve mais jogadores marcando gols pela Seleção Brasileira é mesmo o Flamengo de Zico. Isso porque, de todos os clubes que já cederam jogadores para a Seleção, o Rubro-Negro foi quem contou com mais atletas balançando as redes vestindo a amarelinha.
Ao todo, os atletas do Mais Querido balançaram as redes 198 vezes com a camisa canarinho. As primeiras posições da lista são completadas por Santos, com 189 gols; Botafogo, com 168. O Barcelona, clube estrangeiro mais bem posicionado na lista, contribuiu com 131 gols.
Leia também: Zico rasga elogios a Vinícius Júnior e crava: ‘Esperança da Seleção’
Mas quem foram os principais artilheiros do Flamengo na seleção?
1- Zico
Se tem alguma lista e ela envolve o Flamengo, é claro que Zico vai aparecer em primeiro lugar. Desse modo, o maior artilheiro rubro-negro é também o quinto maior artilheiro da história da Seleção Brasileira. O Galinho marcou 48 gols em 71 jogos oficiais com a amarelinha. Destes 45 foram anotados enquanto ele vestia o Manto Sagrado.
Arthur Antunes Coimbra atuou pela Seleção entre 76 e 89 e disputou três copas, 78, 82 e 86. Infelizmente, para o azar da Copa do Mundo, nunca levantou a taça.
Não deixe de ler também: Zico conta detalhes de Flamengo x Atlético-MG em 1981: ‘Ele avisou que ia expulsar. Mereceram’
2- Zizinho
O lendário Mestre Ziza. Ídolo de Pelé e considerado o maior jogador da história do Flamengo antes de Zico, o meia fez parte do Flamengo que venceu o primeiro tri estadual, em 42/43/44.
Pela Seleção Brasileira, ele foi eleito pela Fifa o melhor jogador da Copa de 1950. Além disso, marcou 17 gols com o fardamento canarinho em convocações durante sua trajetória pelo Flamengo.
Leia mais: Celebrando 100 anos de Zizinho, TV MRN recebe o jornalista e historiador Emmanuel do Valle
3- Leônidas da Silva
O Diamante Negro, outro ídolo histórico da Nação, marcou 144 gols pelo Flamengo e venceu o carioca de 1939 com a camisa rubro-negra. Pela Seleção, além de ter disputado as copas de 34 e 38, deixou sua marca 15 vezes enquanto vestia a camisa rubro-negra.
Leia também: Veja a lista completa de jogadores que o Flamengo já levou à Copa do Mundo
Romário
O quinto maior artilheiro da história rubro-negra, com 204 gols, Romário também é o quarto maior artilheiro da história da Seleção Brasileira, com 55 gols. Treze deles foram marcados enquanto atuava pelo Mengão.
Convocado para a Copa de 90 e herói do título de 1994, no Fla teve como principais conquistas o Carioca de 96 além do Carioca e da Copa Mercosul em 1999.
Confira: É Flamengo ou Vasco? Romário vai ao Maracanã e reacende polêmica
Bebeto
Dupla de ouro com o baixinho na conquista de 1994, Bebeto também fez parte das conquistas do Brasileiro de 83 e 87 com a camisa rubro-negra. Enquanto jogador do Flamengo, marcou dez gols pela Seleção.
Veja mais: Relembre a única partida da dupla Bebeto e Romário pelo Flamengo
Flamengo na Copa do Mundo do Catar
E agora, com Pedro e Éverton Ribeiro convocados para os amistosos contra Gana e Tunísia, crescem as chances de que o Flamengo contribua logo com o seu gol de número 200 para a Seleção. Mas não precisa nem agradecer, CBF, é só devolver nossos craques inteiros que tá tudo certo!
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã