O Flamengo levantou mais um título pela base nesta quinta-feira (7), ao bater o Palmeiras nos pênaltis na final do Brasileirão Sub-20. No entanto, antes de se sagrar campeão, um lance polêmico aconteceu no duelo. Isso porque, durante a disputa dos penais, uma cobrança do time alviverde foi considerada irregular pela arbitragem e trouxe à tona muita reclamação da comissão do Palmeiras.
O MRN, então, resolveu investigar a cobrança de Ian e explicar o porquê o lance foi anulado pela arbitram. O lateral do Palmeiras optou por realizar a famosa “paradinha” no terceiro penal, uma técnica popularizada por Neymar no Brasil. No entanto, esse tipo de cobrança foi proibida pela Fifa há mais de 10 anos.
Leia mais: A regra é clara: não há impedimento no gol contra de Marlon Freitas
A entidade máxima do futebol proibiu a técnica em 2010, por considerar injusta para o goleiro. Isso porque, ao fazer a pausa antes de bater na bola, o jogador automaticamente desloca o arqueiro da cobrança. Assim, mais precisamente em junho de 2010, ficou proibido no futebol.
Porém, há ressalvas na regra. A Fifa determinou que o cobrador ainda pode fazer fintas na bola, mas desde que seja no percurso até ela e não no fim da corrida. Ou seja, o que de fato ficou proibido foi fingir chutar a bola em direção ao gol. Isso, entretanto, foi justamente o que o lateral Ian, do Palmeiras, fez na decisão contra o Flamengo.
Além disso, a regra ainda é clara sobre a punição ao jogador que fazer a paradinha. “Fingir chutar a bola uma vez que o jogador completou a corrida é considerado ilegal e a atitude antidesportiva fará o jogador ser punido”, diz a regra 14 da CBF aprovada pela Fifa. O árbitro Arthur Gomes Rabelo, portanto, aplicou corretamente o cartão amarelo a Ian na final do Brasileirão Sub-20, além de ter impedido que o jogador refizesse a cobrança.
Lance parecido em Flamengo x Palmeiras aconteceu na Série D recentemente
Vale lembrar que nesta semana, uma cena semelhante aconteceu no jogo entre Maranhão x Ferroviário, pela Série D. Na ocasião, o jogador Leone também teve sua cobrança anulada pela arbitragem e levou punição após fazer a paradinha.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã