O Flamengo venceu o Vasco por 1 a 0 , neste domingo (22), chegou aos 50 pontos no Brasileirão e encurtou a distância para o líder Botafogo para nove pontos. Assim, o time ocupa a terceira colocação e está em posição melhor do que na mesma rodada do Campeonato Brasileiro de 2009.
Na ocasião, o Flamengo somava apenas 42 pontos após 28 rodadas e estava na sexta colocação. O time tinha desvantagem de 12 pontos para o líder Palmeiras, o que resultava na ausência do clube em debates sobre título. No entanto, o Fla emplacou sequência histórica na reta final e foi hexacampeão brasileiro.
Leia mais: Flamengo ganha concorrência do Botafogo na briga por De La Cruz
Portanto, o Mengão tem desvantagem menor na atual edição e segue vivo na briga pela taça . No título de 2009, a equipe somou 25 pontos nas últimas 10 rodadas para ser campeã. O time deixou de somar apenas cinco pontos de 30 disputados e teve aproveitamento de 83% no período.
O Flamengo foi campeão com 67 pontos e confirmou o título na última rodada com vitória sobre o Grêmio. Já o Palmeiras, que assim como Botafogo era apontado como grande favorito, terminou o torneio na quarta colocação e 62 pontos.
Outro fator que pode servir de inspiração para o Rubro-Negro é a melhora da equipe após a troca no comando. Afinal, Cuca foi demitido ao longo do ano de 2009 e Andrade comandou o elenco na virada histórica. O time passou por troca de Sampaoli por Tite recentemente e tem duas vitória com o novo técnico.
Arrascaeta mantém esperança em título do Flamengo no Brasileirão
A disputa pelo Brasileirão foi tema da entrevista de Arrascaeta após a vitória no clássico. Eleito melhor em campo, o uruguaio disse que o clube não pode se contentar com garantir a vaga na fase de grupos da Libertadores. Dessa forma, o objetivo precisa ser sempre o de vencer o Campeonato Brasileiro.
“A gente tem que ir a cada jogo como uma final. Esse clube aqui não tem que brigar por Libertadores. A gente tem que brigar pelo título. Sabemos que estamos em uma situação muito difícil de sonhar com título, mas temos que acreditar até o final”, disse o meia.
Em seguida, Arrascaeta analisou a evolução da equipe após a chegada de Tite e pregou foco para adaptação mais rápida do elenco.
“Feliz demais. A gente tinha um plano para esse jogo. Parabenizar o time todo. Não tomamos gol, isso é muito importante. Segundo jogo já que não tomamos gol. E para nós é uma fortaleza. Sabemos que em qualquer jogada a gente vai abrir o placar. Vamos evoluir muito. Temos pouco tempo de trabalho com o professor, mas com certeza estamos no caminho certo”, disse Arrascaeta
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã