Rafael Lisboa | Twitter: @rafinhalisboa
Na manhã dessa segunda-feira (31), o Flamengo anunciou a contratação do ala-armador norte-americano Jason Robinson, de 35 anos, que atuava até julho deste ano no tradicional Zaragoza, da primeira divisão espanhola. O Mundo Rubro Negro pediu que Alejandro Garcia, respeitado jornalista do La Opinión de Murcia, de Murcia, na Espanha, analisasse as características e a carreira de Robinson, a Liga ACB, primeira divisão espanhola.
Opinião:
Alejandro Garcia, jornalista do La Opinión de Murcia | Twitter @alegarcia96
“Jason Robinson deu seus primeiros passos como profissional em Portugal, onde Sangalhos e Belenenses foram seus primeiros destinos. Depois de uma passagem de três anos pelo Campeonato Português, o atacante americano nascido em Tacoma (Washington) continuou praticamente toda a sua carreira na Espanha, com passagens também na Coréia (2007-08) e outra na Argentina (2012/13). Robinson teve seus primeiros lampejos de qualidade na segunda liga espanhola, jogando em Huesca, Gandia e Melilla, que o fez assinar um contrato com o CB Valladolid, da ACB.
Na cidade de Valladolid, ele completou duas temporadas (2010-11,2011-12), tanto coletiva como individualmente. Em seu primeiro ano, ele levou sua equipe para entrar na Copa del Rey ACB marcando uma média de 10,1 pontos por jogo, números que aumentaram em sua segunda temporada, que era até 10,6 pontos por jogo. Depois de sua excelente fase no ‘Pisuerga’, ele teve uma breve passagem pelo Valencia Basket, equipe da Euroliga, onde ele não foi muito bem. Tomando um papel secundário, só contribuiu com 3,6 pontos e 1,8 ressaltos, e foi cortado no final da campanha.
Na temporada seguinte (2013-14), Robinson terminou em San Sebastián Gipuzkoa Basket. 16,5 pontos, cestinha da liga ACB, e 4,5 rebotes foram os seus números em uma excelente temporada, que o trouxe de volta para ser uma referência no basquete espanhol. Portanto, CAI Zaragoza, sua última equipe na ACB, abriu as portas de uma equipe que aspira entrar em lugares europeus. Em sua última temporada na Liga Endesa, ele terminou com uma média de 9,8 pontos e 3,3 rebotes. O norte-americano teve ofertas de CB Ourense, FIATC Joventut e Bilbao Basket, mas decidiu atravessar o Oceano e jogar pelo Flamengo no Brasil com o jogador Rafa Luz.
Jason Robinson tem 1.96m de altura, pode jogar tanto como ala-armador (posição 2) quanto ala (posição 3). Tem bastante qualidade ofensiva para se tornar cestinha de peso do Flamengo em situações difíceis, que torna o norte-americano poderoso em situações de ‘um contra um’, o que pode culminar com um arremesso ou penetrando no garrafão adversário ou arremessando com muita efetividade além da linha de três pontos, onde, sem ser um especialista puro pode ser perigoso.”
O mundorubronegro.com agradece a Alejandro Garcia pela contribuição!
LEIA MAIS SOBRE JASON ROBINSON NO MUNDO RUBRO NEGRO
BLOG NINHO DA NAÇÃO: NETO REFORÇA O TIME COM CARACTERÍSTICAS DIFERENTES DO TIME VENCEDOR DO NBB7
JOGADOR NORTE-AMERICANO CHEGA PARA A VAGA DE BENITE
NOTÍCIA DO DIA → ATUAÇÕES: Jorge é seleção; Sheik individualista. NOTAS de Sport 0 x 1 Flamengo
Leia mais sobre Sport 0 x 1 Flamengo: CÉSAR EXPLICA ATUAÇÃO E OSWALDO ENALTECE A VITÓRIA