Diogo Almeida | Twitter @DidaZico
O Flamengo busca seu norte na temporada. Enfrentar o Vasco no mata-mata da Copa do Brasil surge como uma oportunidade a mais para o elenco montado por Rodrigo Caetano, para o grupo treinado por Cristóvão Borges e para o time que vai a campo sob a liderança do recuperado (pelo menos fisicamente) zagueiro e capitão Wallace.
O jogo acontece nesta quarta (19), às 22h, no Maracanã, e promete casa cheia para os destinos rubro-negros no setor norte do estádio. Até a noite desta terça, 26 mil ingressos foram vendidos. Lembrando que o jogo de volta será já na próxima quarta (26). O Vasco sofre na lanterna do Brasileiro e o Flamengo ocupa a 13º posição ao fim do primeiro turno. Allan Patrick é o grande desfalque do Flamengo. Canteros deve voltar na condição de titular e Jonas retorna ao banco de reservas. O time deve mesmo entrar com Marcio Araújo na cabeça de área e o argentino de segundo volante.
Ederson supre em parte a ausência de Allan. O jogador, que teve ótima atuação ao entrar no 2º tempo contra o Palmeiras, afirma não estar em forma suficiente para aguentar 90 minutos com intensidade total. Com essa substituição obrigatória, Borges completa a linha ofensiva do Mais Querido com Everton, Sheik e Guerrero. Pará e Jorge confirmados nas laterais.
Wallace retorna após dores nas costas e fará dupla com Marcelo: dupla de zaga em busca de recomeço | Foto Gilvan de Souza/FlamengoMarcelo volta a ser chamado e a torcida espera que a dupla com Wallace encaixe. Com as atuações ruins de César Martins e Samir, é hora do torcedor depositar esperanças em alguma dupla que resolva os problemas bizarros da nossa zaga. O momento é de rezar para que São Judas Tadeu ajude a proteger a nossa intermediária, mesmo os torcedores mais céticos estão recorrendo ao santo protetor.
Por último, César precisa resgatar o bom momento. Oscilando como se é de esperar de um jovem goleiro, um goleiro que precisa melhorar sua saída de bola e principalmente sua liderança dentro da área: César demonstra claramente dificuldade em orientar sua defesa nas bolas paradas e liderança na pequena área para impor.
Mesmo com esses probleamas relatados. É a hora perfeita para uma boa vitória, mesmo com recentes apresentações completamente desequibradas entre defesa e ataque, a torcida sabe que tem time melhor do que o do Vasco.
Desde que voltou ao Vasco da Gama, Eurico Miranda manteve a postura da bravata. Falastrão, o mandatário cruzmaltino coleciona uma série de declarações direcionadas ao Flamengo, colocando em prática sua política de culpar o Flamengo por todas as mazelas vascaínas. Em ruínas, o clube teve a conquista de um Estadual da FERJ para iludir sua torcida (quantos pênaltis o Vasco teve no Estadual, lembram?) e maquiar suas necessidades para o resto da temporada. Como sempre a ilusão do Estadual…
Logo que tomou posse acusou a diretoria rubro-negra de elitista, debochando do fato de sermos o time do povo – sendo mais um a se apropiar do discurso do ingresso caro para atacar clubisticamente o Flamengo. Logo depois, Eurico foi responsável por um dos episódios mais ridículos da história do futebol carioca. Convidado para o arbitral na FFERJ, EBM teve sua mãe xingada em reunião marcada pela liderança do vascaíno, sentado na cadeira do presidente da entidade.
A peça publicitária “O Respeito Voltou”, que mostra uma pena de urubu sangrando, foi uma trágica jogada de marketing para um clube arruinado. Não se pode arrotar caviar enquanto se come pão duro, Eurico. E o Brasileiro chegou…
“O respeito voltou. Já ganhei o campeonato contra o Flamengo. É campeão”.
Eurico Miranda
Sheik zombou. “Quem é o maior rival nosso? Qual clube você está falando? É que você não falou o clube. Ah, é o Vasco o rival do Flamengo? Tá de sacanagem, né” disse à reportagem do Canal Esporte Interativo. Por outro lado, Eurico mandou Emerson Sheik lavar a boca e lembrou o episódio da troca de nome (o jogador na verdade se chama Márcio e começou no futebol como gato).
A verdade é que o Flamengo deve encarar o Vasco como um adversário que ele é hoje, levando em conta o mal que faz ao futebol brasileiro ao rescussitar figuras nefastas como Eurico Miranda. No momento em que alguns clubes buscam certa moralidade – através de novas leis e posturas profissionais -, em contraposição ao quadro absolutamente caótico do sistema federativo do futebol brasileiro, o Vasco de Eurico Miranda e seus asseclas é uma imagem do passado sombrio que insiste em querer assustar-nos.
Cabe ao Flamengo e seus onze em campo terem consciência (política, sim!) do quanto é importante tornar ainda mais revolto o mar da Nau Vascaína: que precisa afundar o quanto antes.
FLAMENGO X VASCO
Data/hora: 19/08/2015, às 22h
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Auxiliares: Vicente Romano Neto (SP) e Danilo Ricardo Simon Manis (SP)
Flamengo
César (Paulo Victor); Pará, Wallace, Marcelo (Samir) e Jorge; Márcio Araújo, Canteros, Everton e Ederson; Emerson Sheik e Paolo Guerrero
Técnico: Cristóvão Borges
Vasco
Martín Silva (Jordi); Madson, Anderson Salles (Jomar), Rodrigo e Christiano; Guiñazu, Serginho, Jorge Henrique (Julio dos Santos) e Nenê; Dagoberto e Riascos (Thalles)
Técnico: Jorginho
A TV Globo transmite o clássico para o RJ, MG (Juiz de Fora), ES, GO, TO, MS (Corumbá), SE, AL, PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF. O SporTV3 transmite a partida para todo o país.