Bruno Vasconcellos | Twitter @BruNoCellos_CRF
Nesta semana, o Mundo Rubro Negro homenageou o Flamengo pelos quatro anos do #Épico4x5 sobre o Santos, na Vila Belmiro. 27 de Julho ficará marcado para sempre como dia do 5×4. O encontro entre o Ronaldinho Gaúcho e Neymar. Aquele que já foi o melhor do mundo, contra o que tem potencial pra ser um dia…
Coincidência ou não, justamente neste domingo, teremos um Flamengo x Santos, no Maracanã, válido pelo Campeonato Brasileiro. O time paulista, desta vez menos badalado, flerta com a zona de rebaixamento, área que pode entrar em caso de derrota. O Mais Querido, pode chegar a sua terceira vitória consecutiva no campeonato. Paolo Guerrero e Emerson Sheik tem presenças confirmadas, o que anima muito o torcedor, que embalado pelo hit “Acabou o caô”, prepara uma linda festa. Mais de 46.ooo ingresso já foram comercializados. A expectativa é de que 60 mil pessoas acompanhem o jogo no sexagenário estádio.
Vamos relembrar agora, dois importantes jogos entre Flamengo x Santos que aconteceram no Maracanã pelo Campeonato Brasileiro.
Primeira despedida de ZICO
Não há como falar de Flamengo & Santos no Maracanã, e não lembrar da final do Campeonato Brasileiro de 1983. As 155.523 pessoas que estiveram no estádio (maior público da história da competição) assistiram a goleada rubro-negra em cima da equipe do litoral paulista. 3 a 0, fora o baile!
O Santos tinha um belíssimo time, é verdade, mas foi preciso apenas 50 segundos para ZICO abrir o placar no Maior do Mundo, e acabar com a vantagem dos santistas, que haviam vencido o primeiro jogo, no Morumbi, por de 2 a 1. Leandro e Adílio ainda marcaram pelo Fla que sagrou-se naquele ano, Tricampeão Brasileiro. O jogo acabou sendo a primeira despedida do Galinho de Quintino. A diretoria rubro-negra já havia negociado o grande craque da equipe com a Udinese, da Itália, mas a negociação tinha que ser mantida em sigilo por questões contratuais.
Campeonato Brasileiro de 1983
Flamengo 3×0 Santos
Data: 29 de maio de 1983
FLAMENGO: Raul, Leandro, Figueiredo, Marinho, Júnior, Vitor, Adílio, Zico, Elder, Baltazar(Robertinho) e Júlio Cesar(Ademar). Técnico: Carlos Alberto Torres
SANTOS: Marola, Toninho Oliveira, Joãozinho, Toninho Carlos e Gilberto; Toninho Silva (Serginho II), Paulo Isidoro e Pita; Serginho, Camargo (Paulinho Batistote) e João Paulo. Técnico: Formiga
Árbitro: Arnaldo César Coelho
Público: 155.523
Bruno pega dois pênaltis e coloca o Fla no G4
Outra partida entre Flamengo e Santos, no Maracanã, bastante lembrada pelos rubro-negros, aconteceu no dia 31 de outubro de 2009. Na oportunidade, o Fla venceu a equipe paulista por 1 a 0. Gol do Imperador. Porém, o grande nome da partida foi o goleiro Bruno. O camisa 1 defendeu dois pênaltis cobrados por Paulo Henrique Ganso. Este jogo marcou a entrada do Flamengo no G4 do Campeonato Brasileiro, lugar que permaneceria até a última rodada, quando conquistaria o Hexacampeonato.
Foto: Marcia Feitosa (VIPCOMM)FICHA TÉCNICA
Campeonato Brasileiro de 2003
Flamengo 1 x 0 Santos
Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 31 de outubro de 2009
FLAMENGO: Bruno, Léo Moura, Álvaro, Ronaldo Angelim e Juan; Aírton, Maldonado, Willians (Toró, 33’/2ºT) e Petkovic (Fierro, 38’/2ºT); Zé Roberto (Welinton, 47’/2ºT) e Adriano. Técnico: Andrade.
SANTOS: Felipe; Pará, Eli Sabiá, Adaílton e Triguinho (Léo, intervalo); Rodrigo Mancha (Felipe Azevedo, intervalo), Rodrigo Souto, Germano e Paulo Henrique Ganso; Jean (Madson, 19’/2ºT) e André. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Árbitro: Nielson Nogueira Dias
Público: 77.063 pagantes