Neste domingo (3), o Flamengo completa a marca de dois mil jogos no Maracanã. Quando a bola rolar para o duelo contra a Cabofriense, o rubro-negro irá buscar aumentar a estatística das vitórias no ”maior palco do futebol mundial”. São 1.084 triunfos, 491 empates, 424 derrotas, com cinco títulos do Campeonato Brasileiro, dois da Copa do Brasil, 17 estaduais e um Torneio Rio-São Paulo.
Principais conquistas
1980
O Flamengo enfrentou o Atlético-MG e conquistou seu primeiro título brasileiro no Maracanã. O rubro-negro saiu derrotado do primeiro jogo da final por 1 a 0, mas com uma atmosfera incrível, venceu na volta por 3 a 2. No agregado ficou 3 a 3, mas o Fla teve a vantagem nos critérios de desempate por ter feito uma melhor campanha na semi.
1983
O tri campeonato veio com uma goleada. Após ter perdido para o Santos no jogo da ida, por 2 a 1, o Flamengo fez uma partida de volta espetacular, e venceu por 3 a 0 no Maracanã. O jogo marcou a despedida de Zico, antes de ir para a Udinese, e foi a partida que teve o maior público da história do torneio: 155.523 pagantes.
1987
O Flamengo sagrou-se tetra campeão brasileiro após uma partida muito disputada contra o Internacional. Em um dia nublado no Rio de Janeiro, a equipe que tinha Zico, Renato Gaúcho, Zinho e companhia, venceu os colorados com um bonito gol de Bebeto. O atacante que sete anos depois iria conquistar uma Copa do Mundo para o Brasil, recebeu livre e finalizou por baixo do goleiro Tafarel. 1 a 0 para o Fla, e a taça da Copa União ficou em solo carioca.
1992
Pela primeira vez o Flamengo disputava uma final nacional contra um rival local. O duelo contra o favorito Botafogo ficou marcado, pelas grandes atuações do ”Maestro Júnior”. Com 38 anos na época, Júnior fez um golaço de falta que abriu a porteira no Maracanã. Nélio e Gaúcho completaram, e o Fla aplicou um 3 a 0 no rival alvinegro na partida de ida. Na volta, o Flamengo só administrou, e empatou por 2 a 2. Era o penta campeonato brasileiro sendo conquistado.
2006
Uma das finais mais lembradas pelos torcedores rubro-negros. O Flamengo enfrentou o seu maior rival Vasco, na final da Copa do Brasil. As duas partidas foram no Maracanã, e o clube da Gávea não deu chance ao adversário em nenhum momento nos 180 minutos. Na partida de ida, Obina e Luizão brilharam, e o Fla venceu por 2 a 0. Na volta, o lateral-esquerdo Juan abriu o placar e consolidou o título ao Mengo. Placar geral: 3 a 0, e os gritos de ”Olé” ecoaram no ”Maraca”.
2009
Essa foi a maior conquista que a nova geração de torcedores do Flamengo comemorou. O Hexa Brasileiro veio após uma campanha irregular nos pontos corridos do nacional, mas que contou com uma reta final incrível. O Flamengo de Adriano e Petkovic, saiu da 14° colocação em agosto, para o título em dezembro. O rubro-negro engatou uma sequência invicta de 10 jogos, e chegou na última rodada com a liderança em mãos. A vitória por 2 a 1 de virada contra o Grêmio, com o gol de Ronaldo Angelim, fez o Maracanã explodir. 17 anos depois, o Mengo voltava a conquistar o maior título do Brasil.
2013
O último título importante do Flamengo. No dia 27 de dezembro de 2013, o rubro-negro venceu o Athlético-PR por 2 a 0 no Maracanã, e conquistou o tri campeonato da Copa do Brasil. Com o prata da casa Jayme de Almeida no comando, a campanha ficou marcada pelos gols de Hernane ”Brocador”, e pelos jogos espetaculares do volante Elias.
Leia também
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã
*Créditos da imagem destacada no post e nas redes sociais: Flamengo/Divulgação
Apoie o MRN e ajude o nosso projeto a melhorar cada vez mais. Saiba mais embit.ly/tutorialapoioforum.
Inscreva-se no canal na TV MRN: bit.ly/CanalTvMRN