Principal investimento da diretoria rubro-negra para a metade final da temporada, o atacante Vitinho deve ser anunciado pelo Flamengo nos próximos dias. Considerado o nome ideal para suprir a vaga deixada em aberto após a saída do jovem Vinicius Junior, o jogador foi contratado junto ao CSKA, da Rússia, por 10 milhões de euros – a quantia será paga de forma parcelada.
Aos 24 anos, Vitinho chega ao Flamengo no auge de sua carreira. Com a mesma velocidade, habilidade e poder de finalização das passagens anteriores pelo Brasil, o atacante agora carrega em sua bagagem a experiência de um atleta que precisou batalhar por seu espaço no futebol russo e que disputou algumas das principais competições do continente europeu.
Confira o raio-x do jogador
Início promissor
Revelado pelo Sendas (atual Audax Rio), Vitinho despertou o interesse do Botafogo em 2011 e foi contratado para reforçar a equipe de base. Após grandes exibições no juvenil, foi promovido aos profissionais na temporada seguinte. Com apenas 19 anos, tornou-se o grande protagonista da equipe Alvinegra em 2013 e acabou chamando a atenção de clubes do exterior. Antes mesmo do final da sua da sua primeira temporada como titular, foi vendido para o CSKA, por 10 milhões de euros.
Chegada ao futebol russo
Nascido e criado no Rio de Janeiro, o atacante teve problemas para se adaptar ao frio futebol russo, em sua primeira passagem pelo CSKA. Jogando pouco e sem o mesmo protagonismo dos tempos de Botafogo, acabou sendo emprestado ao Internacional, no início de 2015.
Reencontro com o bom futebol
No Inter, Vitinho voltou a se destacar sendo um dos artilheiros e o jogador mais decisivo da equipe no Brasileirão 2015. Com o bom desempenho, teve seu contrato de empréstimo prorrogado por mais uma temporada. No ano seguinte, não teve um desempenho tão bom, mas foi um dos poucos que salvaram na trágica campanha do Colorado na competição nacional, que culminou na queda para a segunda divisão.
Em suas duas passagens pelo futebol brasileiro, o atacante ambidestro chamou a atenção por seu grande poder de finalização (confira abaixo os números divulgados pelo Footstats).
Com o fim do vínculo de empréstimo com o Internacional, o Flamengo até tentou contratar o jogador em 2017, mas sem sucesso. Vitinho acabou retornando para o CSKA.
Novo momento no futebol russo
Mais maduro, o jogador conseguiu conquistar seu espaço no time de Moscou. Na temporada 2017/2018, viveu seu melhor momento no CKSA, sendo decisivo na campanha do vice-campeonato nacional que deu a vaga de forma direta para a equipe na fase de grupos da próxima Liga dos Campeões.
Embora esteja sendo contratado pelo Flamengo para assumir a vaga de Vinicius Junior, Vitinho é versátil e pode jogar em vários setores do campo. Na temporada passada, em vários momentos, jogou mais centralizado, tanto como referência no ataque, quanto como um segundo atacante. Outra característica que chama a atenção é a sua facilidade para desarmar os adversários, sendo peça interessante para auxiliar na marcação.
Ao todo, soma 84 partidas pelo CSKA, com 19 gols marcados e 15 assistência. Na temporada passada, jogou 46 vezes, fez 12 gols e deu 9 assistências.
Leia também: Mais uma decisão: Flamengo enfrenta o Santos na Vila Belmiro
Torcedor do Flamengo
Vitinho nunca fez questão de esconder o seu amor pelo Flamengo. No final de 2016, durante uma partida do Jogo das Estrelas, organizado pelo Zico, quando ainda tinha vínculo com o Internacional, o atacante afirmou: “Seria uma honra enorme jogar no Flamengo, ainda mais sendo o clube do coração. Não temos nada certo, mas se viesse, seria uma honra para mim“.
No meio da temporada passada, durante entrevista ao globoesporte.com, o atacante voltou a se declarar pelo Rubro-Negro: “Desde que me entendo por gente, brincar de futebol, meu pai sempre me levou nos jogos do Flamengo. Fui muito na geral do Maracanã torcer para o Flamengo. Cresci vendo o Flamengo jogar, meu pai me levava para a Gávea para ver os jogadores. Eu sou flamenguista…“.
Como ironia do destino, seu primeiro gol como profissional foi justamente contra o seu clube de coração, no Campeonato Carioca de 2013. Pelo Inter, ele voltou a balançar as redes do Mais Querido no Brasileirão de 2016. Na partida, o atacante brilhou e foi responsável pela virada da equipe colorada, que acabou complicando o Flamengo na luta para alcançar o então líder Palmeiras.
Antes da parada para a Copa do Mundo da Rússia, Vitinho foi figurinha carimbada nos jogos do Flamengo no Maracanã. Na época, já existia o interesse do Rubro-Negro em contar com o jogador.
Vitinho com o irmão do Vinicius Junior, no MaracanãValor de mercado
Segundo o Transfermark, o valor de mercado do atacante gira em torno dos 8 milhões de euros. Para tirá-lo do CSKA, o Flamengo desembolsará 10 milhões de euros, valor semelhante ao pago pela equipe russa na época em que adquiriu o atleta junto ao Botafogo. O atual vínculo de Vitinho com a equipe russa vai até junho de 2020.
Veja a ficha técnica do atleta
Nome: Victor Vinícius Coelho dos Santos;
Idade: 24 anos;
Posição: atacante;
Pé: ambidestro;
Altura: 1,80 m;
Clubes em que já passou: Botafogo, CSKA e Internacional.
https://www.youtube.com/watch?v=GEZkKJFYdgc
Imagem destacada nos posts e nas redes sociais: divulgação
Quer ser apoiador do Mundo Rubro Negro? CLIQUE AQUI
LEIA TAMBÉM
> Flamengo vende Willian Arão para o Olympiacos
> Início promissor, passagem pelo Inter e lesões: conheça o meia Everton Felipe
> Flamengo está próximo de anunciar o atacante Vitinho
> Diego fala sobre o jogo contra o Santos
> Fla busca novo patrocinador para a Arena Multiuso na Gávea
> Lateral do Botafogo pode ser denunciado por pisão em Matheus Sávio
> Embaixada levará torcedores com deficiência para assistirem jogo do Flamengo
> Flamengo divulga parciais de vendas para os jogos contra Cruzeiro e Grêmio
> Olympiacos faz proposta por volante do Flamengo
> Flamengo define a data de estreia do uniforme azul