O Jogo 3 entre Flamengo x Mogi das Cruzes vale a temporada para o Orgulho da Nação. As equipes voltam a se encontrar nesta segunda (7), às 20h, na Arena Carioca 1. A terceira partida da série de semifinal do Novo Basquete Brasil vale a vida para o Rubro-Negro após ter perdido o Jogo 1 e 2 para a equipe paulista. A partida conta com a transmissão do SporTV.
No último confronto, o Flamengo jogou diante da Nação, no Rio de Janeiro, mas sofreu outro revés, sendo dominado pelo Mogi das Cruzes, que liderou a partida de ponta a ponta, fechando em 88 a 74. O técnico rubro-negro, José Neto, comentou sobre a partida.
“A defesa do Mogi está se posicionando bem e tirando nosso time da maneira que estamos acostumados. Estamos com uma baixa eficiência nos arremessos e eles estão aproveitando muito bem isso. Temos que mudar a consistência do jogo e tentar fazer eles jogarem no nosso ritmo, não o contrário”
No Jogo 1, o Rubro-Negro não foi capaz de sair com o triunfo no território mogiano, com a equipe paulista dominando o garrafão e não permitindo o jogo de transição do Orgulho da Nação. Com destaque para a atuação da dupla Tyrone e Shamell, fecharam a primeira partida da série em 79 a 62.
Com uma rivalidade que vem surgindo nos últimos anos, Flamengo e Mogi estão se encontrando pela terceira vez nas semifinais do Novo Basquete Brasil. Os primeiros confrontos aconteceram nas temporadas 2013/2014 e 15/16 e o Orgulho da Nação saiu vencedor nas duas oportunidades. Na temporada 2013/14, aconteceu o primeiro duelo, o Mais Querido fechou a série em 3 a 1. No jogo decisivo, realizado em Mogi das Cruzes, o Rubro-Negro bateu a equipe paulista pelo placar de 79 a 71, com grande atuação do pivô norte-americano Jerome Meyinsse. Marcando 34 pontos, o camisa 55 ainda pegou seis rebotes e decretou a classificação rubro-negra para a final da competição, diante do Paulistano, finalizada com o terceiro título do FlaBasquete no NBB.
Na temporada de 2015/16, mais uma série de incrível equilibrio entre as equipes. O Flamengo virou a série para cima do Mogi, após um lindo toco de Marquinhos no último lance do jogo quatro, forçando a quinta partida. No último confronto, contando com a Nação lotando o Tijuca Tênis Clube, o Mengão triunfou por 79 a 75. Olivinha foi o destaque do jogo com 22 pontos e oito rebotes. Na sequência, o Orgulho da Nação foi campeão novamente, mais uma vez em cima do Bauru, chegando ao pentacampeonato.
O Rubro-Negro contava com 100% de aproveitamento diante do Mogi, na atual temporada, antes das partidas da série de semifinal. No primeiro confronto da fase regular no Rio de Janeiro, o clube da Gávea venceu por 77 a 71 e chegou ao topo da tabela pela primeira vez na fase regular. No jogo de volta, o Mais Querido venceu de novo, dessa vez por 75 a 72, com destaque para os 20 pontos do armador, Cubillan.
O Flamengo precisa vencer a partida para forçar o Jogo 4, que, caso aconteça, será em território paulista.