Voltando a campo para decidir a vaga na final da Copa Sul-Americana, o Flamengo enfrenta o Junior Barranquilla nesta quinta (30), na Colômbia. Rubro-Negro possui a vantagem no duelo após vitória por 2 a 1 no Maracanã.
Para apitar o confronto, a Conmebol definiu o trio de arbitragem chileno. Roberto Tobar é o árbitro principal, auxiliado por Claudio Rios e Jose Retamal.
O chileno esteve presente em três jogos envolvendo clubes brasileiros neste ano. Pela Libertadores da América, o árbitro comandou o apito no confronto de brasileiros pelas oitavas de final, entre Atlético-PR e Santos, com vitória da equipe paulista na Arena da Baixada. Ainda pela competição mais importante das Américas, o juiz apitou o segundo jogo entre Grêmio e Barcelona de Guayaquil, com vitória do time equatoriano, mas a equipe gaúcha terminou classificada. Já pela Copa Sul-Americana, Roberto Tobar comandou a partida de Corinthians e Patriotas, pela segunda fase do torneio. O Alvinegro saiu vitorioso na Arena Corinthians sem maiores problemas, pelo placar de 2 a 0.
Em 2016, o juiz foi o responsável por apitar o polêmico empate por 1 a 1 entre The Strongest e São Paulo, na Bolívia, pela Copa Libertadores da América. Na ocasião, a partida terminou em confusão e o atacante argentino Calleri, que na época defendia o clube paulista, acabou sendo expulso após ser agredido pelos adversários. Câmeras mostraram que o jogador são paulino não reagiu em nenhum momento às agressões.
Roberto Tobar nunca apitou um jogo do Flamengo. Por outro lado, o árbitro esteve presente em uma partida do Junior Barranquilla, na Copa Sul-Americana de 2016, onde a equipe colombiana venceu por 4 a 3 na Colômbia, e consequentemente avançou a próxima fase do torneio, sendo eliminada pela Chapecoense nas quartas de final.
Scout do árbitro em jogos de brasileiros
Vitórias: 4
Empates: 4
Derrotas: 4