O jornal inglês “The Guardian” adora fazer algumas listas com os melhores da temporada, os maiores goleadores do ano, etc. Desta vez, resolveram listar as 60 maiores promessas nascidas a partir do ano 2000. A lista conta apenas três jogadores brasileiros, sendo dois deles da base do Flamengo: Vinícius Júnior e Lincoln.
Vinícius ainda é destaque no subtítulo da matéria, que diz “De Vinícius Júnior, que já assinou com o Real Madrid, para ‘Donnarumma romeno’, o Guardian identificou os 60 dos melhores jogadores do mundo nascidos em 2000”. Atualmente treinando com o elenco profissional, a segunda maior venda da história do país mostra deficiências comuns à idade. Até então são 26 vezes que entrou em campo pelo time principal, balançando as redes apenas três vezes.
Vinícius Jr. foi diagnosticado hoje com uma entorse no joelho direito. Após o vice-campeonato da Copa do Brasil, a diretoria ainda impediu o atleta de disputar o Mundial sub-17, uma grande chance de mostra mais uma vez pro mundo o motivo de o maior campeão da Liga dos Campeões ter apostado nele para o futuro.
Lincoln, que completa 17 anos somente em dezembro, é o principal da posição nos juniores. Chegou a ser cotado para o primeiro jogo da final da Copa do Brasil contra o Cruzeiro, mas acabou vendo Paquetá assumir a vaga. Foi destaque, assim como Vinícius, no Sul-Americano sub-17, marcando cinco gols em oito jogos. No Carioca foram nove em 15 jogos, enquanto que no Campeonato Brasileiro sub-17 fora 4 gols em 3 jogos. Balançou as redes outras duas vezes na Copa do Brasil sub-17. Participou também da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Atualmente está com a seleção brasileira para a disputa do Mundial da categoria.
O outro nome da lista é o de Paulinho, jogador do Vasco da Gama. Nos últimos três anos o Brasil foi representado por Malcom e Gérson (2014); Evander, Lincoln (do Grêmio) e Matheus Pereira (2015); e Luiz Fernando, Fabrício Oya e Nicolas Reis Bernardo.
*Créditos da imagem destacada: Gilvan de Souza/Flamengo