Por Wanderson Emerick, Diogo Almeida e Fábio Justino
Quanto tempo é necessário para marcar o nome na história de um clube? Para alguns, anos. Para outros, basta uma noite. Hoje, o Flamengo entrará em campo em busca da sua quarta taça da Copa do Brasil. No Mineirão, o clube quer repetir o feito de 1990, quando conquistou o título da competição jogando fora de casa. Naquela ocasião, o rubro-negro venceu o Goiás no primeiro jogo (1 a 0), em Juiz de Fora, e empatou no segundo (0 a 0), em Goiânia.
Autor do único gol da decisão, o ex-zagueiro Fernando Matos conversou com o Mundo Rubro Negro sobre a final da Copa do Brasil e o atual elenco do Flamengo. Com 80 jogos e uma passagem de pouco mais de um ano, o defensor relembra com carinho sua trajetória no rubro-negro.
– Jogar no Flamengo foi mais uma confirmação dos grandes momentos que vivi no futebol. Eu tinha vindo do Vasco, tive uma passagem por Portugal e em seguida voltei para o Flamengo. Pena eu não ter ficado mais tempo no clube, é uma casa onde fui muito bem recebido pela torcida, que é fantástica, de uma vibração intensa e que me deixou muito a vontade – relembra com carinho.
Zagueiro de reconhecida qualidade técnico e “faro artilheiro”, Fernando fez 13 gol pelo Flamengo. Atualmente, é comentarista esportivo em um canal local de Santos. Com propriedade, ele avaliou as chances do rubro-negro na grande decisão.
– O Flamengo teve grande chance de definir o título em casa, deixou em aberto porque o Cruzeiro conseguiu um grande resultado. Como não existe o critério do gol qualificado e a camisa do Flamengo é pesada, não há favoritismo mesmo jogando no Mineirão. Eu vou torcer para o Flamengo conquistar essa taça.
Confira a entrevista completa
Primeiro título da Copa do Brasil
Infelizmente, na final contra o Goiás, o Maracanã estava em obras, por isso fizemos o jogo em Juiz de Fora. Lá, vencemos por 1 a 0, onde tive a felicidade de fazer o gol. Já em Goiânia, não pude jogar porque fui expulso no primeiro jogo, mas viajei com a delegação e participei efetivamente de tudo. Felizmente, fizemos um grande jogo, o Zé Carlos teve uma noite inspiradíssima e saímos campeões.
Gol e título invicto
Tive a honra de participar do título e a grata felicidade de fazer o gol. O Flamengo fez uma campanha memorável e nós conseguimos de forma invicta o título.
Passagem pelo Flamengo
Jogar no Flamengo foi mais uma confirmação dos grandes momentos que vivi no futebol. Eu tinha vindo do Vasco, tive uma passagem por Portugal e em seguida voltei para o Flamengo. Pena eu não ter ficado mais tempo no clube, é uma casa onde fui muito bem recebido pela torcida, que é fantástica, de uma vibração intensa e que me deixou muito a vontade, mesmo eu vindo praticamente do arquirrival. Sempre tratei com muito respeito todas as camisas que defendi e com a do Flamengo não podia ser diferente. O torcedor se identifica rapidamente com aquele profissional que se dedica, eu tive essa identificação com o Flamengo.
Time campeão da Copa do Brasil de 1990. Fernando não está na foto porque foi expulso no primeiro jogo.Flamengo x Cruzeiro
O Flamengo teve grande chance de definir o título em casa, deixou em aberto porque o Cruzeiro conseguiu um grande resultado. Como não existe o critério do gol qualificado e a camisa do Flamengo é pesada, não há favoritismo mesmo jogando no Mineirão. Eu vou torcer para o Flamengo conquistar essa taça.
Espírito de final
O mais importante é o lado motivacional. Não há envolvimento maior que a própria final, a energia que gera uma final de campeonato com times da envergadura de Flamengo e Cruzeiro. Naturalmente, você tem que dosar e ter equilíbrio na sua potencialidade porque é preciso entrar com muita força de espírito dentro do jogo, mas também tem que tomar cuidado para não extrapolar e perder a cabeça. É um jogo de choque, disputadíssimo, onde se deve falhar o menos possível.
Elenco do Flamengo
O Flamengo possui jogadores mais capacitados individualmente, mas ainda está formando uma estrutura tática e técnica. O treinador chegou recentemente, está dando um padrão para a equipe. O Flamengo melhorou naquilo que eu achava que era mais deficiente, que é o sistema defensivo. Quanto ao aspecto ofensivo, o time tem grandes possibilidades e isso pode fazer a diferença.
Recado para os jogadores
O gol é a maior alegria do futebol, o título eterniza essa alegria. Deixo essa mensagem para os jogadores do Flamengo pensarem antes de entrar em campo.
Fernando atualmente.