Prezada Nação Rubro-Negra, mais uma vez, é hora de termos paciência, assim como tivemos ao esperar que o clube acertasse suas questões administrativas e financeiras, para poder fazer grandes contratações.
O novo técnico Reinaldo Rueda dificilmente irá fazer um milagre repentino no time do Flamengo, apesar do excelente material humano que tem nas mãos. Sabemos que ele é um técnico durão com os atletas. Cobrança não vai faltar.
Pode até ser que isso aconteça, pois sabemos como é o futebol.
Ele chega num momento difícil, no meio de uma bagunça tática e técnica, onde é praticamente impossível a conquista do Brasileirão.
Rueda é considerado um dos melhores técnicos do mundo.
Mas não esperem e nem cobrem do Rueda resultados imediatos.
Nos resta torcer para que o colombiano nos leve pelo menos à uma conquista para salvar este ano: Copa do Brasil ou Sul-Americana. Quem sabe as duas?
Existem algumas questões que o Rueda precisa resolver a curto e médio prazo:
1 – Conseguir com que Éverton Ribeiro e Diego, dois grandes meias, consigam se entrosar melhor. Isso acontecendo, já daremos um passo gigantesco.
2 – Achar uma dupla de volantes que funcione (sem o Márcio Caramujo, é claro). Ele terá que melhorar as performances de Rômulo, Willian Arão e Cuellar, que são bons, mas não andam em uma fase favorável.
3 – Corrigir as sucessivas falhas de nossa defesa.
4 – Fazer com que o time crie mais no ataque e não se restrinja aos cruzamentos. Depois do Atlético/GO, lanterna da competição, o Flamengo é o time que mais cruza na área adversária e só marcou seis gols desta maneira.
5 – Acertar a pontaria do pessoal. Quando o Flamengo consegue criar uma boa jogada, lá vem alguém e perde um gol feito, por displicência, excesso de confiança ou seja lá o que for.
Será que ele vai conseguir fazer tudo isso em pouco tempo?
Duvido muito, mas adoraria que isso acontecesse.
Vamos dar tempo de trabalho a ele, que sabemos ser competente, e não vamos cobrar resultados rápidos.
Na verdade acredito que o Rueda irá aproveitar esses meses finais do ano para preparar uma equipe arrasadora em 2018.
Paschoal Ambrósio Filho é jornalista e autor dos livros 6x Mengão, 100 Anos de Bola, Raça e Paixão, e PentaTri.
O Mundo Rubro Negro precisa do seu apoio. Contribua mensalmente com nosso trabalho. Clique aqui: bit.ly/ApoiadorMRN