Tite divulgou a lista dos 23 convocados para os duelos contra Equador e Colômbia, pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo 2018, na Rússia. O Brasil confronta os equatorianos no dia 31 em Porto Alegre, na Arena Grêmio, e os colombianos no dia 5 de setembro, em Barranquilla, na Colômbia.
As novidades são o meia Luan, do Grêmio, e o goleiro Cássio, do Corinthians. A torcida rubro-negra ficou na expectativa da convocação de alguns dos seus maiores jogadores, entre eles Diego, Éverton Ribeiro e o recém-chegado goleiro Diego Alves. Se houve decepção na lista, pelo menos o técnico deixou um alento para os jogadores, aos citá-los diante de questionamentos sobre jogadores que continuam no radar da Comissão Técnica
Ao explicar a escolha de Cássio, juntamente com Alisson, do Roma, e Ederson, do Manchester City e que nunca atuou no Brasil, Tite respondeu ao repórter da ESPN Cícero Mello sobre ser esta a posição que está mais em aberto no grupo.
— São seis ou sete goleiros que a gente acompanha in loco. Poderia estar inserido nesta lista Weverton, o Vanderlei e o Diego Alves. Todos estes atletas. O momento passado e a projeção futura credencia. O Cássio se credenciou pelo desempenho, a regularidade desde 2012. E um momento em que foi retirado da equipe, porém retomou e redirecionou. — disse Tite.
Logo depois, o gaúcho respondeu sobre quantas vagas ainda não estão, de certa forma, definitivamente ocupadas neste momento da preparação.
— Não tenho como responder. Eu não posso fechar portas, temos 40 jogadores aqui buscando (…). Não posso abrir mão de Diego (…), do Éverton Ribeiro que retornou e estamos acompanhando. Estão a mercê dessa possibilidade. — Enfatizou, citando diversos outros nomes de destaque no cenário nacional e internacional.
Logo a seguir Tite explicou que Diego atua no Flamengo como um finalizador de armação. O técnico parece preferir usá-lo na vaga de Renato Augusto, que começa mais atrás as jogadas.
— Quando usei Diego no amistoso contra a Colômbia ele entrou na vaga do Renato Augusto. Hoje ele atua mais como finalizador de jogadas. — Explicou.
Em 25 de janeiro deste ano, Tite convocou quatro atletas do Flamengo para o Jogo da Amizade contra a Colômbia, que aconteceu no Estádio Nilton Santos e cuja renda líquida foi repassada à Chapecoense para que a agremiação pudesse ressarcir os familiares dos jogadores, membros da comissão técnica e dirigentes que estavam na queda do avião que levava a delegação do Verdão do Oeste para a disputa da final da Copa Sul-Americana, em Medellín.
O Flamengo não tinha quatro jogadores convocados numa mesma convocação desde abril de 1989, quando o goleiro Zé Carlos, o lateral-direito Jorginho, o zagueiro Aldair, o meia Zinho e o atacante Bebeto formaram a base da seleção convocada por Sebastião Lazaroni para um amistoso em Teresina contra o Paraguai, vencido pela seleção brasileira por 2×0.
Os convocados
Goleiros
Alisson (Roma)
Cássio (Corinthians)
Ederson (Manchester City)
Laterais
Daniel Alves (PSG)
Fagner (Corinthians)
Filipe Luis (Atlético de Madrid)
Marcelo (Real Madrid)
Zagueiros
Marquinhos (PSG)
Miranda (Inter de Milão)
Rodrigo Caio (São Paulo)
Thiago Silva (PSG)
Volantes
Casemiro (Real Madrid)
Fernandinho (Manchester City)
Giuiliano (Zenit)
Paulinho (Guangzhou Evergrande)
Meias
Luan (Grêmio)
Renato Augusto (Beijing Guoan)
Philippe Coutinho (Liverpool)
Willian (Chelsea)
Atacantes
Roberto Firmino (Liverpool)
Gabriel Jesus (Manchester City)
Neymar (PSG)
Taison (Shakhtar)
O Mundo Rubro Negro precisa do seu apoio. Contribua mensalmente com nosso trabalho. Clique aqui: bit.ly/ApoiadorMRN