Atualizado em 25/09/2018
Com o cancelamento do torneio em 2017, o Flamengo continuou mantendo o status de campeão do Campeonato Carioca de Basquete adquirido em 2016. O clube coleciona 44 títulos em toda sua história, sendo a primeira consagração em 1932.
Recordaremos nesta série os doze títulos consecutivos conquistados pelos rubro-negros, trazendo um misto de nostalgia e orgulho.
Tudo começou em 2004 quando o presidente Marcio Braga decidiu encerrar as atividades basqueteiras do clube, alegando falta de verba devido ao corte de investimentos fornecidos pela Petrobras. Esta decisão não durou muito tempo. Muito cobrado por parte da torcida e sócios, um esforço foi feito no sentido de retomar a atividade em 2005.
Como não havia disputado o Carioca do ano anterior o time ficou impossibilitado de participar da Liga Nacional. No entanto, pôde disputar o Sul-Americano promovido pela FIBA Américas.
Um orçamento modesto foi destinado para a montagem do time comandado pelo técnico Paulo Sampaio, carinhosamente conhecido pela Nação como Paulo Chupeta. A solução foi o aproveitamento de alguns meninos da base rubro-negra para ajudar o astro da companhia Alexey, que viria a ser eleito o melhor jogador da competição. Era improvável derrubar o badalado Rio Telemar que buscava o bicampeonato contava com um elenco muito mais forte.
Na fase de classificação terminou atrás do líder com uma campanha inesperada: 14 jogos, 12 vitórias e 2 derrotas, somando 26 pontos. Já na semifinal, a volta do clássico contra o Vasco rendeu uma derrota por 88 x 83 e duas vitórias: no segundo jogo 84 x 71, no terceiro 97 x 83.
Credenciado para a final diante do então favorito, o time de Chupeta mostrou extrema garra e poder de superação. O Telemar começou a série vencendo por 25 pontos de diferença. Depois de uma reunião onde todos se uniram em torno de lutar incansavelmente em quadra no próximo jogo, o time venceu de forma dramática por uma cesta de dois pontos de vantagem. E com o apoio da torcida, no dia seguinte, sagrou-se campeão por 93 a 90.
Do desmonte à reconstrução. Da zebra ao sucesso. 2005 só não esperava ser o início do maior legado hegemônico da história do esporte no Rio de Janeiro.
Final:
18 de dezembro – Flamengo 82 x 107 Telemar
21 de dezembro – Telemar 78 x 80 Flamengo
22 de dezembro – Telemar 90 x 93 Flamengo
Time:
Ricardinho, Guto, Alexey – MVP, Léo, Gema, Ted, Olivia, Mingão e Igor
Téc: Paulo Chupeta
Leia a série dos doze
Contribua mensalmente com nosso trabalho. Clique aqui: bit.ly/ApoiadorMRN