Em noite iluminada do atacante Leandro Damião, o Flamengo estreou com o pé direito na Taça Rio, neste sábado (11), em Volta Redonda. O centroavante marcou três gols na vitória de 5 a 1 do Flamengo em cima da Portuguesa. O zagueiro Juan, de cabeça, e Lucas Paquetá, cobrando falta, completaram a goleada do Mais Querido.
Preservando os titulares para a Libertadores, o Flamengo entrou em campo com um time disposto a mostrar serviço. Foram três boas oportunidades criadas antes de abrir o placar. O Rubro-Negro sobrou em campo diante de um adversário que ainda não venceu na fase principal da competição.
Pela Taça Rio, o Flamengo volta a campo no próximo sábado (18), no Estádio Raulino de Oliveira, contra o Resende. Antes, na quarta-feira, o Mais Querido enfrenta a Universidad Católica, no Chile, pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores.
O jogo
Quem viu Leandro Damião perder a primeira oportunidade de gol do Flamengo na partida, não poderia imaginar que o centroavante seria o destaque da goleada rubro-negra. Aos cinco minutos, Damião recebeu o cruzamento rasteiro vindo da direita, tentou a antecipação, mas o goleiro Luciano espalmou. Felipe Vizeu e Matheus Sávio tentaram pegar a sobra, porém o zagueiro Pessanha foi mais rápido e afastou.
A Portuguesa tentou responder com Pessanha, que aproveitou a falta cobrada por Romarinho e desviou a bola rente à trave. O lance, porém, foi paralisado pelo auxiliar que assinalou o impedimento do zagueiro.
Antes de abrir o placar, a equipe do técnico Zé Ricardo ainda teve mais duas boas oportunidades. Aos 16′, Marcio Araújo tabelou com Gabriel, recebeu de calcanhar de Matheus Sávio, invadiu a área e chutou de canhota. O arqueiro da Lusa tirou com o pé esquerdo. Logo depois, Gabriel puxou o contra-ataque, e deu um lençol no marcador, fazendo a bola chegar no lado direito nos pés de Rodinei. O lateral cruzou na medida para Leandro Damião, que cabeceou por cima.
Depois de tantas chances criadas, o Flamengo finalmente chegou ao gol. Após a cobrança de escanteio, Gabriel levantou a bola na área, Felipe Vizeu não dominou e, Juan, de calcanhar, deixou Leandro Damião na boa para tirar o zero do placar. O time da Ilha do Governador arriscou de fora da área com Romarinho, mas o goleiro Thiago defendeu sem grandes problemas.
GOL DO FLAMENGO! LEANDRO DAMIÃO! E esse passe do Juan ai em ? pic.twitter.com/ptLIIFLb6W
— Fla Vídeos (@Fla_Montagens) 11 de março de 2017
A Portuguesa enxergou os espaços deixados pelo Flamengo e começou a gostar o jogo, chegando com frequência ao ataque. Para frear o avanço lusitano, Rodinei, mais uma vez, descolou um ótimo cruzamento para Leandro Damião, que desta vez não desperdiçou.
Outros ângulos do gol do Leandro Damião
2×0 Flamengo pic.twitter.com/xdXvRtSzPT— Fla Vídeos (@Fla_Montagens) 11 de março de 2017
O zagueiro Marcão aproveitou o cruzamento da esquerda, subiu sozinho e descontou para a Portuguesa. No lance, o goleiro Thiago não saiu do gol e nenhum jogador do Flamengo acompanhou o defensor. Mas nada de desespero. O Flamengo voltou a ampliar a vantagem dois minutos depois. Dentro da área, Damião tocou para Vizeu, que cabeceou para a defesa de Luciano. O arqueiro não conseguiu segurar a bola e, no rebote, Leandro Damião completou para o gol vazio.
Outros ângulos do 3° gol da noite do Leandro Damião e o 3° do Flamengo
Flamengo 3×1 Portuguesa-RJ pic.twitter.com/ggHAuWqIV6— Fla Vídeos (@Fla_Montagens) 11 de março de 2017
Tentando evitar uma goleada, o técnico Nelson Rodrigues mexeu na Portuguesa ainda no intervalo. O zagueiro Rodrigo entrou no lugar de Silvano. O sistema defensivo lusitano não segurou por muito tempo o ímpeto ofensivo do Flamengo. Juan, aos seis minutos da etapa completar, marcou de cabeça o quarto tento rubro-negro.
GOL DO FLAMENGO! JUAN! pic.twitter.com/mouMPcl0Ec
— Fla Vídeos (@Fla_Montagens) 11 de março de 2017
Com o placar elástico e o adversário completamente perdido em campo, coube ao Flamengo administrar a partida. Zé Ricardo promoveu algumas mudanças na equipe para dar rodagem a jogadores que não vinham atuando. Ronaldo entrou na vaga de Márcio Araújo, Sávio saiu para a entrada de Lucas Paquetá, e o colombiano Berrío entrou no lugar de Leandro Damião, que saiu aplaudido pelo público presente no Estádio Raulino de Oliveira.
Aos 45′, Berrío foi lançado em velocidade e sofreu falta de Luciano na entrada da área. O goleiro foi expulso. Como a Portuguesa já havia realizado as três substituições, o atacante Fabiano Oliveira (ex-Flamengo), foi para gol, mas nem se mexeu na cobrança de Lucas Paquetá. Flamengo 5 x 1 Portuguesa.
Outros ângulos no gol do Lucas Paquetá.
Olha o Berrío la na barreira de novo, é forte o homem em pic.twitter.com/6EyxktHGSU— Fla Vídeos (@Fla_Montagens) 11 de março de 2017
Ficha Técnica
Taça Rio – 1ª rodada – Campeonato Carioca
FLAMENGO 5×1 PORTUGUESA
Data: 11 de março de 2017
Local: Estádio Rauilino de Oliveira – Volta Redonda- RJ
Público: presente 2.039 /pagante 1.301
Renda: R$ 30.980
Flamengo: Thiago; Rodinei, Donatti, Juan e Renê; Márcio Araújo (Ronaldo), Cuéllar e Matheus Sávio (Lucas Paquetá); Gabriel, Leandro Damião (Berrío) e Felipe Vizeu. Técnico: Zé Ricardo
Portuguesa-RJ: Luciano; Erick, Pessanha (Índio), Marcão e Jacozinho; Marcinho Pitbull, Muniz (Fabinho) e Maicon Assis; Fabiano Oliveira, Silvano (Rodrigo) e Romarinho. Técnico: Nelson Rodrigues
Arbitragem: Lenilton Rodrigues Gomes Junior, auxiliado por Daniel do Espírito Santo Parro e Luiz Antonio Muniz de Oliveira.
O que você pensa sobre isso?
Vire Apoiador do MRN: entenda melhor clicando nesse nesse link: bit.ly/ApoiadorMRN
Outras formas de ajudar este projeto:
– Nosso site faz parte do plano de afiliados do Nação, o programa de sócio-torcedor do Flamengo. Se você clicar em bit.ly/STdoMRN e aderir ao programa, ou até mesmo renovar seu atual plano, o Mundo Rubro Negro ganha 50% da sua primeira mensalidade.