Já soltei um texto falando sobre como a empresa pode aproveitar o patrocínio a times de futebol indo além do nome na camisa. Mas a reação da torcida também é importante para o patrocinador.
Quando vou falar desse assunto, uso sempre uma pesquisa que aponta a torcida do Flamengo como a mais fiel aos patrocinadores do clube. 32% dos rubro negros entrevistados disseram valorizar as marcas que patrocinam o Flamengo. Em segundo ficou o Corinthians (11%), logo depois Vasco (8%), São Paulo (7%) e Palmeiras (5%).Sem dúvida isso deve pesar bastante quando uma empresa escolhe um time para patrocinar.
Se alguém não quiser acreditar em pesquisa, não tem problema. Em 2016, o iFood assinou com o Flamengo por 12 rodadas. E depois acabou renovando o patrocínio. Fizeram um “test drive” e o resultado deve ter sido tão positivo que quiseram continuar. Isso analisando os próprios números deles de retorno do investimento. Não é pesquisa nem achismo, são análises em cima de resultados.
Uma outra demonstração bem clara de apoio a patrocinadores foi o que aconteceu com a Carabao. Noticiaram que o Flamengo ia fechar contrato de patrocínio com eles e, imediatamente, a FlaTT começou a seguir o perfil deles (do Reino Unido, que era o que tinha) no Twitter. Nem teve a votação no conselho pra oficializar. E a torcida já foi com tudo pra cima. Quando eu olhei, o perfil tinha pouco mais de 6 mil seguidores (me disseram que tinha menos de 4 mil quando foi anunciado o patrocínio). Horas depois já tinha passado dos 10 mil.
Eu fiz um comentário voltado pra FlaTT comentando isso. Mas não expliquei muito bem. Só quem tava no assunto entendia.
Acabou chegando na PalmeirasTT e recebi centenas de mensagens “simpáticas”. Mas até aí era esperado. O que me surpreendeu foi ter recebido várias mensagens como essas:
Os caras não entendem que até um crescimento expressivo de seguidores, em rede social, é um indicador de bom resultado de um patrocínio. São milhares de pessoas que estão voluntariamente querendo receber novas informações da empresa. Quem vive de mecenato não entende que o engajamento é importante.
Mas também tive uma surpresa bem positiva. A FlaTT, que adora uma confusão, entrou no meio das replys e mostrou que boa parte tem noção da importância de mostrar apoio ao novo patrocinador. Foi tanta gente seguindo a Carabao UK, que eles fizeram um perfil brasileiro às pressas. Que ganhou milhares de seguidores em poucas horas.
O engajamento da torcida do Flamengo, nas redes sociais, é tão grande que já teve até patrocínio de escalação no Twitter, Facebook e Instagram. E a Orthopride, que patrocina a base, também expôs a marca na escalação do time da Copinha.
MENGÃO ESCALADO! A bola rola 21h para Flamengo x Central-PE pela Copinha 2017! #VamosFlamengo #GarotosDoNinho pic.twitter.com/bC0wsvROui
— Flamengo (@Flamengo) 4 de janeiro de 2017
Muitos Palmeirenses também citaram que título é a melhor exposição. O que não é bem verdade. Não adianta ter exposição e não dar resultados.
Além disso, exposição por um título pode não ser tão grande quanto do time mais popular do país, que teve uma exposição de R$ 1,6bi em 2015. Claro que um título ajuda na exposição da marca dos patrocinadores, mas não é a solução para tudo. Até o cheirinho de hepta rendeu mídia espontânea pro Flamengo.
Além disso, o público que consome o Flamengo é muito bem dividido entre os sexos e classes sociais.
Não é todo time que consegue expor marca, de quem nem foi aprovado pelo conselho, em época sem jogo, na capa de jornal.
Até a Leila Pereira, da Crefisa, sabe que o Flamengo dá mais exposição.
Além de ter uma torcida que valoriza os patrocinadores, o Flamengo é o único clube realmente nacional. Com torcida grande em todos os estados. Nada melhor para uma marca que planeja entrar forte no mercado brasileiro que o time com maior alcance no país.
Quando perguntarem de onde vem o dinheiro, lembrem que vem da Tailândia. E de vários outros patrocinadores. Daqui a pouco o Flamengo vai precisar jogar de manga longa para caber mais patrocínio.
Sem mecenas.
Pela força da torcida nacional e do clube. Junto de um time forte e competitivo, com ídolos, que está na Libertadores.
Luiz Filipe Carneiro Machado é publicitário e titular do blog CRF & ETC.
Twitter: @luizfilipecm
Deixe seu comentário!
Este texto faz parte da plataforma de opinião MRN Blogs, portanto o conteúdo acima é de responsabilidade expressa de seu autor, assim como o uso de fontes e imagens de terceiros. O Mundo Rubro Negro respeita todas as opiniões contrárias. Nossa ideia é sempre promover o fórum sadio de ideias. Email: [email protected].
Vire Apoiador do MRN: entenda melhor clicando nesse nesse link: bit.ly/ApoiadorMRN
Outras formas de ajudar este projeto:
– Nosso site faz parte do plano de afiliados do Nação, o programa de sócio-torcedor do Flamengo. Se você clicar em bit.ly/STdoMRN e aderir ao programa, ou até mesmo renovar seu atual plano, o Mundo Rubro Negro ganha 50% da sua primeira mensalidade.