O Flamengo sofre desde a saída de Rodinei em 2022 com carência na lateral-direita. Com este pano de fundo, Arthur, formado no clube tem se destacado no icônico Leverkusen de Xabi Alonso, mesmo passando parte da temporada lesionado.
Bet365 4.9 de 5 |
|
Para contar um pouco melhor essa história, precisamos ir a fundo e relembrar brevemente a passagem de Arthur pelas categorias de base do Flamengo. O lateral veio ao Mais Querido por empréstimo do América-MG.
➕Olympiacos de Rodinei bate Fiorentina e é campeão da Uefa Conference League
Em 2020 a equipe mineira cedeu o jogador por empréstimo ao Mengão que o utilizou no time Sub-20. Ao todo, Arthur atuou em 13 jogos na base do Flamengo e ao fim de seu período contratual, a cúpula rubro-negra optou por não permanecer com o atleta.
Após período no Flamengo, Arthur retornou ao América-MG, foi destaque e vendido por milhões ao Leverkusen
Não tendo sido aproveitado no Flamengo como gostaria, Arthur retornou ao América-MG e obteve grande destaque. Na temporada de 2022, o lateral-direito fez 17 partidas e uma assistências, mas o melhor ainda estaria por vir em 2023.
Na temporada seguinte, em 2023, Arthur iniciou pelo América-MG, porém rapidamente já foi negociado om o Leverkusen por 7 milhões de euros. Tendo se destacado no Sul-Americano e no Mundial Sub-20 com a Seleção Brasileira, o atleta 28 jogos no ano, com 4 assistências.
Chegada de Arthur no Leverkusen e lesão
Na temporada 2023/2024, histórica para o Bayer Leverkusen sob o comando de Xabi Alonso, Arthur acabou sofrendo uma séria lesão, que lhe tirou de boa parte da temporada. Ao todo, foram apenas 5 partidas disputadas, porém, um fator específico chama atenção.
Arthur acabou se destacando pela sua versatilidade e polivalência dentro de campo. Xabi Alonso, chegou a utilizá-lo do lado esquerdo de ataque no campo e o seu mapa de calor da temporada elucida bem isso, mesmo ele sendo lateral-direito.

Nas 5 partidas em que esteve em campo, Arthur não tomou nenhum cartão amarelo, o que chama ainda mais atenção pelo fato de ser um defensor. O jogador, na Bundesliga, teve nota Sofascore alta de 7.07, somados os 4 jogos pela liga.
Em entrevista dada no dia 16 de abril para o portal GE, Arthur fez um diagnóstico de sua temporada e falou sobre a lesão que o impediu de jogar em boa parte dos jogos.
“Eu acho que é uma temporada de resiliência. Eu cheguei com boas expectativas. Pude jogar e fazer alguns jogos e logo veio essa lesão. Quando recuperei, tive outra lesão e tive que operar. Foram sete meses de espera. E podendo acompanhar o time de perto e ver esse crescimento incrível. Querer estar por perto… Agora que estou de volta é uma sensação muito boa de que valeu a pena todo esse esforço”, afirmou.
Arthur apontou diferenças entre o futebol brasileiro e o futebol europeu
Na mesma entrevista concedida para o GE, Arthur falou sobre as diferenças que existem entre o futebol brasileiro e o futebol europeu. O jogador pretende ser mais utilizado por Xabi Alonso agora que se recuperou de lesão.
“Intensidade do jogo. É muito mais intenso. Antes de a bola chegar você já tem que saber o que vai fazer. No Brasil isso também acontece, mas aqui é mais evidente. Tem que estar preparado a todo momento para reagir rápido. O clima também interfere bastante. Acho que a questão física. Todos os jogadores aqui são intensos e fortes. Isso é uma diferença para o futebol brasileiro”, declarou o jogador.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã