O Flamengo voltou a vencer nesta quinta-feira (19), na estreia do novo técnico Tite. O Mais Querido foi até Belo Horizonte enfrentar o Cruzeiro, e conseguiu os três pontos longe de casa. A atuação rubro-negra convenceu, e Tite ponderou um aspecto importante que fez questão de não herdar de Jorge Sampaoli.
Ex-treinador do Flamengo, Sampaoli tinha como uma de suas principais características não repetir os seus 11 titulares. Foram 39 jogos com 39 times diferentes, algo que incomodava a torcida e gerava críticas da imprensa.
Leia mais: Flamengo vence o Cruzeiro e volta ao G4 na estreia de Tite
Em coletiva após a vitória contra o Cruzeiro, Tite citou essa questão. O novo comandante rubro-negro explicou como definir o time titular é importante para o Flamengo e o próprio elenco, além do desempenho em campo:
“A mudança tática tem aquilo que é o componente nesses últimos três jogos. A equipe se ajustou, se repetiu e ganhou confiança. Eu dei sequência a esse trabalho em cima de dois articuladores. Como no lado esquerdo, a gente precisava de um jogador um pouco mais físico e de retenção e depois uma flutuação do Everton Ribeiro, a gente fez a troca”.
Adenor escalou o Fla com Rossi; Ayrton Lucas; David Luiz, Fabrício Bruno e Wesley; Gerson, Thiago Maia e Pulgar; Bruno Henrique, Everton Ribeiro e Pedro. Tite não mexeu na estrutura da equipe e as trocas foram por posição: Gabigol substituiu Pedro, Cebolinha foi para o lugar de BH, Arrascaeta por Ribeiro e Pablo no lugar de David Luiz.
Tite adota rotina diferente do que Sampaoli fazia no Ninho
Além de praticamente definir a base da sua equipe titular, Tite ainda foge de outros preceitos que Jorge Sampaoli implementou durante sua passagem no Flamengo. O ex-técnico da Seleção treinou o time titular por grande parte da semana de preparação. Já Sampaoli, avisava ao elenco sobre quem iria atuar somente no pré-jogo.
A rotina no Ninho do Urubu mudou quase completamente com Tite. Adenor também alterou o horário dos treinamentos: agora as atividades serão pela tarde, por volta das 14h30, finalizando após às 19h. O treinador, porém, chega ao Ninho já pela manhã.
A folga para o elenco após vitória será algo raro. De acordo com Fred Gomes, o Flamengo se reapresenta pela tarde dessa sexta-feira (20) no Ninho do Urubu, mesmo com o jogo tendo sido realizado em Minas Gerais na noite de ontem. A delegação rubro-negra desembarcou no Rio pela madrugada.
Treinador afirma que elenco cumpriu o que foi treinado
Ao responder o que esperar da Era Tite no Flamengo, Tite utilizou como exemplo o próprio jogo contra o Cruzeiro. De acordo com o professor, o elenco soube cumprir bem o que estava sendo trabalhado no Ninho do Urubu durante a Data Fifa e esse aspecto é fundamental no seu comando.
“Eles cumpriram aquilo que a gente pediu nos treinos de uma forma muito boa. Em determinados momentos do futebol, o adversário está melhor. Não tem controle durante os 90 minutos. O que importa é como você age nesses momentos de pressão. Vou elogiar eles lá dentro. Quando o zero está no placar, todos são importantes. Quando o gol sai lá na frente, todos são importantes”, disse Tite.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã