O jogo entre Cruzeiro e Flamengo marca a estreia de Tite no comando técnico. Mas a fase do rival não é nada boa. No local da partida, por exemplo, os mineiros têm enfrentado grandes problemas. Em 2023, o time ainda não conseguiu vencer no Mineirão, jogando dentro de seus domínios, o que pode favorecer o Mengão.
Leia mais: Próximo adversário do Flamengo, Cruzeiro vive sua pior fase no ano
Para se ter ideia, a última vitória do Cruzeiro no Mineirão aconteceu em 2022, ainda na disputa da Série B. O jogo em questão foi contra o CSA, na última rodada da segunda divisão. Os cruzeirenses venceram por 3 a 2 antes de retornar ao principal nível do futebol brasileiro e voltar a enfrentar o Mengão.
Ou seja, faz quase um ano que o Cruzeiro não vence no estádio. Na Série A, são quatro empates e três derrotas em sete partidas, e o Flamengo briga para manter esse tabu negativo para os cruzeirenses. O número baixo de partidas no estádio certamente contribuiu para o desempenho ruim. Afinal, os mineiros tiveram poucas chances de vencer. Ainda assim, sete jogos dentro de casa sem conquistar a vitória é um dado importante e que chama atenção.
Antes de poder voltar a atuar no Mineirão, o Cruzeiro precisou jogar em outros estádio em Minas Gerais. Isso aconteceu porque o clube teve alguns problemas com a administração do estádio. Por isso, teve que mandar partidas no Independência, do América-MG, além de Arena do Jacaré, Parque do Sabiá e até o Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, onde o Flamengo também mandou jogo.
Cruzeiro não vence no Mineirão pela Série A do Brasileirão desde 2019
O jejum de vitórias no estádio fica ainda maior se olharmos apenas para a Série A do Campeonato Brasileiro. Isso porque o clube foi rebaixado em 2019, ficando na Série em 2020, 2021 e 2022, antes de voltar para a primeira divisão.
A última vitória do Cruzeiro no Mineirão em jogos de Série A completou quatro anos na última segunda-feira (16). Aconteceu contra o São Paulo, no dia 16 de outubro de 2019, com gol de Thiago Neves na 26ª rodada.
O Cruzeiro já estava na zona de rebaixamento e não conseguiu voltar a vencer dentro do estádio naquela temporada. Assim, o rebaixamento foi inevitável e os mineiros tentam fazer diferente em 2023, mas a 13ª colocação denota um momento conturbado, assim como a falta de vitórias no Mineirão mostra que o time ainda precisa exorcizar alguns fantasmas.
Tite busca colocar Flamengo na fase de grupos da Copa Libertadores
O título é tratado como difícil no atual momento, já que o líder Botafogo possui 55 pontos, enquanto o Flamengo possui 44. Mas Tite já admitiu que o principal objetivo em 2023 é conseguir a classificação para a fase de grupos da Copa Libertadores.
Um time como o do Flamengo não pode se contentar com uma vaga na pré-Libertadores. Por isso, a tentativa é de ficar entre os quatro primeiro na Série A para garantir a vaga, além de uma fatia financeira maior. No momento, o clube é o quinto colocado, mas há tempo para subir na tabela faltando 12 rodadas.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã