Após a demissão de Jorge Sampaoli, o Flamengo contrata Tite. As informações mais recentes indicam que o favorito da diretoria enfim disse ‘sim’ ao clube e deve assumir após o jogo contra o Corinthians, seu ex-clube, mesmo depois de garantir que não trabalharia em 2023. Mas as duas equipes já foram interligados por jogadores que construíram uma certa história nos dois lugares. Mais do que isso, alguns ídolos corintianos já decidiram vestir Rubro-Negro em outras oportunidades.
O técnico foi campeão Mundial e da Libertadores 2012, além dos Brasileiros de 2011 e 2015. Por isso, Flamengo contrata Tite com bastante bagagem, e claro, idolatria no rival paulista. No entanto, sua história corintiana não o impediu de escolher o Flamengo, inclusive deixando sua ex-equipe de lado. A saber, o Corinthians também tentou a contratação de Tite, mas ouviu do treinador que já estava acertado com o Fla.
Semelhantemente a Tite, outros nomes ignoraram seu passado no Corinthians para vestir a camisa do Flamengo. Pensando nisso, o MRN elaborou uma lista com alguns nomes, relembrando a passagem de cada um deles pelo Ninho do Urubu.
Paolo Guerrero
Certamente, um dos casos mais emblemáticos. Isso porque Guerrero marcou o título do Mundial do Corinthians, em 2012. Ou seja, participando ao lado do técnico Tite na conquista. Além disso, por se tratar de um caso recente, todo flamenguista se lembra de sua badalada chegada.
Guerrero ganhou até música da Nação e teve a missão de ser um dos pontos focais do time enquanto a gestão Bandeira de Mello quitava dívidas e mudava o patamar financeiro do clube. O peruano, entretanto, marcou 43 gols em 115 jogos e dividiu opiniões de torcedores durante as 54 vitórias que teve vestindo o Manto Sagrado.
Antes que tivesse a oportunidade de vestir a camisa do Flamengo, a passagem de Guerrero pelo Corinthians foi exatamente a anterior. Assim, Guerrero trocou o Corinthians pelo Mengão de forma direta, na metade de 2015, mesmo afirmando que no Brasil, só jogaria no Corinthians.
Chicão
Muito identificado com o Corinthians, Chicão foi mais um a trocar o Corinthians pelo Flamengo diretamente. Aconteceu em agosto de 2013, no início da era Bandeira, que durou de 2013 a 2018.
O zagueiro ficou em São Paulo por cinco anos e meio consecutivos, fazendo parte, inclusive, do time multicampeão de Tite. Mas antes de conquistar, o jogador fez parte ainda do retorno dos corintianos à elite do futebol brasileiro. Na época em que saiu para jogar no Rio de Janeiro, o atleta ficou triste pela forma como foi tratado no time corintiano.
“Eu saio triste pelo jeito como fui tratado pela diretoria, mas ao mesmo tempo feliz pelo desafio de jogar em outro grande clube, como o Flamengo”, afirmava.
Pelo Rubro-Negro, Chicão jogou durante um ano e meio, deixando o clube para defender o Bahia em janeiro de 2015. Mas antes disso, o zagueiro conquistou os títulos da Copa do Brasil 2013, além da Taça Guanabara e do Carioca no ano seguinte.
Vitor Pereira
Se o Flamengo contrata Tite, o treinador também não é o primeiro na beira do campo a preferir o Mengo do que o Corinthians. VP é o caso mais recente.
Alguns nomes não necessariamente são grandes ídolos do Corinthians, mas criaram o mínimo de identificação nos tempos do clube. É o caso de Vitor Pereira, que hoje é odiado justamente por trocar o time pelo Flamengo.
O descontentamento com o técnico português se deu porque a justificativa para deixar o clube paulista foi de que sua sogra estava doente, e por isso, ele precisava retornar para terras lusitanas. Mas quando o Flamengo apareceu, Vitor Pereira não pensou duas vezes e aceitou o convite após ser vice da Copa do Brasil para o clube nos pênaltis, no Maracanã.
Iniciando trabalho no Mengo no início de 2023, VP acumulou fracassos, e depois de conseguir a aversão dos corintianos, conseguiu o mesmo dos flamenguistas por conta do péssimo trabalho.
Felipe
Felipe é o goleiro que foi campeão da Copa do Brasil 2013 pelo Flamengo. Antes que pudesse levantar a taça, já havia sido campeão do mesmo torneio pelo Corinthians, em 2009. Ou seja, Felipe tem duas Copas do Brasil, uma por cada clube, curiosamente.
Por isso, Felipe chegou ao Rubro-Negro com status de ídolo alvinegro, sendo a cara do time corintiano daquela época. O jogador ficou no Mengão de 2012 até 2015, mas apesar do título, não se tornou exatamente um grande ídolo rubro-negro. Hoje, a torcida do time paulista também se identifica muito mais com Cássio.
Luizão
O ex-atacante jogou por outros clubes brasileiros e antes de ir para o Flamengo, jogou no São Paulo. No entanto, o jogador também deixou uma boa imagem no Corinthians, no período de 1999 a 2002. Luizão foi bicampeão paulista pelo clube, campeão brasileiro e também mundial. Pelo Fla, o título é na Copa do Brasil 2006.
Luizão, aliás, já se manifestou sobre seu clube de coração. Para tristeza dos corintianos, o Mengão foi seu time de infância, enquanto o Corinthians ficava no coração do pai.
“Eu era Flamengo, por causa do Zico. Lá em Rubineia, só pegava a Globo do Rio e eu cresci sendo fã do Zico. O engraçado é que meu pai torce pelo Corinthians e meu irmão, pelo Vasco. Era uma briga por causa de Zico x Roberto Dinamite”, admitiu Luizão a Jorge Nicola, em 2016.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã