A estreia do Flamengo no ‘novo’ Maracanã, como o estádio ainda é chamado após a reforma para a Copa do Mundo de 2014, está completando 10 anos nesta sexta-feira. O MRN está organizando uma série de listas para marcar a data.
Relembre, portanto, alguns dos 10 grandes momentos do Flamengo no estádio desde 28 de julho de 2013:
10 – Primeiro título no Novo Maracanã
Logo no primeiro ano com o Novo Maraca, o Flamengo já deu sorte. Isso porque, ainda em novembro de 2013, o Rubro-Negro levantou o título de campeão da Copa do Brasil, o primeiro no novo estádio. A final foi contra o Athletico-PR: após a ida ter ficado no 1 a 1, o Flamengo de Jayme de Almeida venceu por 2 a 0 no Maracanã e levantou o tri. Esse, bem como, foi o primeiro jogo que o Fla recebeu oficialmente sócio-torcedores de todos os estados.
9 – Despedida de Vini Jr
Uma das maiores revelações do Flamengo, Vini Jr fez seu jogo de despedida com um Maracanã lotado. Quase 60 mil pessoas foram ao Templo do Futebol para ver o último jogo de Vinícius (hoje no Real Madrid), com o Manto Sagrado. Aos gritos de “fica” e muita emoção do jovem, Vini se despediu do Flamengo em 10 de junho de 2018.
8º – Primeira vez que Gabigol levanta a “plaquinha”
Um dos momentos que marcaram o ano mágico de 2019, Gabigol levantou a plaquinha com a escrita “Hoje tem gol do Gabigol” pela primeira vez no Maracanã em abril daquele ano. Na ocasião, o atacante já se destacava com uma fase goleadora, mas longe de imaginar que faria tanto sucesso ao ponto de se tornar ídolo meses depois. O jogo que marcou esse ato simbólico foi no Flamengo 1×1 Fluminense, válido pela semifinal do Campeonato Carioca.
7º – Bruno Henrique citando o ‘Outro Patamar’
Bem como a plaquinha de Gabigol, a frase memorável de Bruno Henrique também se tornou um símbolo da campanha do Flamengo em 2019. Ao terminar um empate com o Vasco por 4 a 4 pelo Brasileirão, o camisa 27 do Mengão se dirigiu a entrevista pós-jogo, e falou ao microfone. A entrevista virou um desabafo de Bruno, que zombou dos rivais e finalizou recitando o “estamos em outro patamar”.
6º – Festa dos títulos contra o Ceará
Depois de ser campeão da Libertadores e Brasileirão, chegou o dia de festejar com a Nação. Contra o Ceará, o Flamengo saiu atrás no marcador, mas conseguiu reverter com um hat-trick de Bruno Henrique e gol de Vitinho para fechar o placar de 4 a 1. Mais de 67 mil torcedores foram ao Maracanã para a festa dos títulos.
5º – Expulsão do Rodinei pelo Internacional
Na penúltima rodada do Brasileirão 2020, Flamengo e Internacional se enfrentaram no Maracanã. Sem público em razão da pandemia, o Mais Querido tinha a obrigação de evitar uma vitória do Inter. Isso porque, caso contrário, perderia o título em casa.
Foi então que Rodinei, lateral do Flamengo, mas emprestado ao Internacional, entrou “em ação”: o jogador foi expulso da partida, após um torcedor ter pago a multa de R$ 1 milhão para que Rodinei pudesse jogar o duelo decisivo. Em seguida, o Fla venceu o jogo e ficou com o título na última rodada.
4º – Retorno da torcida pós-pandemia
Depois da pandemia de Covid-19 apresentar números mais baixos nas pesquisas, o Flamengo resolveu abrir novamente os portões do Maracanã. No entanto, o comparecimento dos torcedores ainda foi tímido, diante do medo que toda a crise de saúde causou ao redor do mundo. O jogo que marcou o retorno da torcida foi o 2 a 0 contra o Grêmio pelo jogo de volta das quartas da Copa do Brasil. 6.446 pessoas estiveram no Maracanã.
3º – Despedida dos Diegos
Um momento histórico recente na história do Novo Maracanã. Após uma temporada vitoriosa em 2022, Diego Alves e Diego Ribas se despediram do Flamengo ao final do ano, no jogo da última rodada do Brasileirão contra o Avaí. Desse modo, 63 mil pessoas estiveram no estádio para a despedida de Ribas, que se aposentou, e do goleiro Diego Alves, que encerrou seu contrato com o Flamengo após cinco anos na Gávea.
2º – Homenagem para Vini Jr
Cria do Flamengo, Vini Jr passou por momentos difíceis na Espanha nesse ano. O craque do Real Madrid sofreu com ataques racistas, que despertaram a comoção de todo o planeta. Dessa forma, quando Vini chegou ao Brasil nas férias, o Flamengo preparou uma grande homenagem para o jogador. Vini Jr esteve no Maracanã, onde foi recebido com um mosaico e uma camisa especial.
1º – O jogo do abandono
Um dos jogos mais marcantes dos últimos anos do Clássico dos Milhões. No Brasileirão de 2023, o Flamengo jogou contra o Vasco e aplicou quatro gols somente no primeiro tempo, deixando o rival completamente atordoado em campo. Sendo assim, nas arquibancadas, a torcida cruzmaltina saiu de cena logo no intervalo, e preferiram se dirigir a São Januário para protestar. O duelo ficou marcado como “O jogo do abandono”.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã