O Flamengo veio firme na janela de transferências e Sampaoli terá boas dores de cabeça. Com a contratação encaminhada de Allan, do Atlético-MG e, principalmente, a chegada de Luiz Araújo, o time ganha novas opções para a titularidade. Ademais, com a ascensão de Bruno Henrique, o técnico argentino tem mais variedade para o calendário cheio e, com certeza, para reforçar o time.
Dessa forma, o MRN consultou Douglas Fortunato, analista do MRN, sobre as opções de Sampaoli para o ataque. É possível que Bruno Henrique e Luiz Araújo joguem juntos? Como ficam as opções do treinador com a melhora do “BH27”? A dupla Gabigol-Pedro chegou ao fim ou há situações específicas em que o “Príncipe” e o “Queixada” jogarão juntos?
Leia mais: Luiz Araújo se abre e faz confissão em primeiro treino no Flamengo
Bruno Henrique e Luiz Araújo
Para Douglas, a partida de Bruno Henrique contra o Aucas mostra que o atacante pode sim ser titular no setor ofensivo do Flamengo pela esquerda. O analista destaca também que Sampaoli vinha usando bastante Cebolinha e até mesmo Gerson pela esquerda. Mas com a melhora de Bruno Henrique, há de se observar como o meia vai se postar e o “Coringa” pode jogar menos aberto.
Além disso, o analista aponta que o caso de Luiz Araújo é diferente. O novo reforço vem para ser substituto de Marinho pelo lado direito e acredita que Araújo não necessariamente será um reforço direto para o ataque, mas como uma alternativa para a utilização de Wesley pelo lado direito. Hoje, os principais laterais do Flamengo jogam de maneira mais ofensiva. Com isso, Sampaoli já utilizou Fabrício Bruno algumas vezes pela direita, dando mais liberdade para Ayrton Lucas.
Douglas também ressalta que Sampaoli costuma usar ambos os laterais mais agudos. Contudo, muitas vezes Ayrton precisou ser peça de construção da saída de bola. Com Luiz Araújo, Sampaoli pode optar por escalar Fabrício Bruno ao invés de Wesley, dando mais ofensividade tanto para Ayrton, como para a nova contratação do Flamengo.
Dupla Gabi-Pedro: Como Sampaoli deve utilizar os atacantes
Na visão do analista, Pedro e Gabigol podem jogar juntos, só que o problema, atualmente, não é de os jogadores não se complementarem , e sim as diferentes fases que vivem. Douglas vê Pedro fazendo bons jogos, enquanto Gabriel tem feito atuações mais discretas. Inclusive, Douglas destaca que Gabigol vem perdendo espaço até mesmo para Everton Ribeiro, já que, segundo o analista, o meia demonstrou que faz movimentos melhores que o camisa 10, com e sem bola.
Veja também: Pedro ameaça Gabigol como maior artilheiro do novo Maracanã
Por fim, Douglas conclui dizendo que, com o calendário apertado e o Flamengo vivo em todas as competições, a tendência é que todos tenham espaço. O analista crê que Gerson e Gabigol devem atuar nas posições de Bruno Henrique e Pedro, respectivamente, contra o Fortaleza, no próximo sábado (1/7).
A grande questão, tanto para o analista, como para os torcedores, é como será a preferência de Sampaoli nos jogos mais importantes. Hoje, Douglas vê Pedro a frente de Gabigol, afirmando que é mais fácil de se jogar com o camisa 9 e pela característica de ser um atacante de profundidade, que puxa sempre um ou dois marcadores. Douglas destaca também que Gabriel é um jogador importante, mas que precisa melhorar fundamentos coletivos que potencializam seu jogo.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã