Depois de dois turnos classificatórias, oitavas, quartas, semifinal e 4 jogos de final, o campeão do NBB será decidido em seu derradeiro jogo no próximo sábado (11). Para entrar no ritmo da última partida da temporada, o Mundo Rubro Negro separou as campanhas dos finalistas da competição e os confrontos entre as equipes na atual temporada.
Flamengo e Bauru voltam a se enfrentar no jogo 5 da final, no próximo sábado (11), para definir quem levantará a taça de campeão. O jogo, que será disputado na Arena Carioca 2, no Rio de Janeiro, começará às 14h10 e terá transmissão do SporTV e RedeTV! e cobertura em tempo real no @MRN_CRF.
Fase classificatória – 1º turno
Flamengo e Bauru começaram o NBB8 se enfrentando. Em confronto realizado no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru, o time da casa saiu vitorioso pelo placar de 77 a 73.
Flamengo: do lado rubro-negro, apenas duas derrotas no turno. A primeira na estreia contra o Bauru e a segunda na 6ª rodada diante do Paulistano. A vitória de maior pontuação do Flamengo ocorreu na 4ª rodada, quando o rubro-negro venceu o Rio Claro por 102 a 70. Já a maior diferença no placar aconteceu na 9ª rodada, contra o Caxias do Sul, quando o Flamengo venceu com uma diferença de 42 pontos no placar, fechando o jogo em 93 a 51.
Bauru: a exemplo do Flamengo, a equipe paulista também só perdeu em duas partidas no primeiro turno da competição. Diante do Pinheiros, na 5ª rodada, e do Paulistano na 13ª. Quando o assunto é vitória, a ocasião de melhor pontuação do Bauru no turno foi a disputada partida contra o Brasília, em que a equipe paulista venceu por 114 a 111. Já a maior diferença no placar, de 30 pontos, foi conquistada na vitória de 104 a 74 em cima do São José,
Fase classificatória – 2º turno
O confronto entre Flamengo e Bauru no 2º turno da fase classificatória ocorreu na primeira rodada e teve um final diferente da estreia da competição, quando, jogando no Rio, o Flamengo saiu vitorioso pelo placar de 85 a 69.
Flamengo: a equipe rubro-negra repetiu o aproveitamento do primeiro turno da competição e foi derrotado apenas duas vezes no segundo turno: contra o Cearense e o Brasília. Diferentemente do que ocorreu no primeiro, a maior pontuação e maior diferença no placar ocorreram na mesma partida. O jogo contra o Vitória na 8ª rodada do segundo turno por 101 a 53 registrou os recordes do Flamengo no turno, registrando a diferença de 48 pontos no placar.
Bauru: o rendimento da equipe paulista caiu no segundo turno e o Bauru saiu derrotado em 4 jogos. Além da derrota para o Flamengo na estreia do turno, o Bauru saiu derrotado nos confrontos com Cearense, Vitória e Mogi. A maior pontuação de Bauru em um jogo foi na última rodada da fase classificatória, quando o Bauru venceu o Franca por 103 a 78. Já a maior diferença no placar, de 33 pontos, foi vista contra o Macaé, na segunda rodada do turno, em que o Bauru venceu por 101 a 68.
Oitavas de final
De acordo com o regulamento, as equipes classificadas entre 1º e 4º lugar garantiriam vaga direta nas quartas de final da competição. Por essa razão, Flamengo e Bauru não disputaram essa fase do NBB8, visto que eles terminaram a fase classificatória em 1º e 2º lugar na tabela, respectivamente.
Quartas de final
Flamengo: o adversário nas oitavas foi o Rio Claro e o Flamengo fechou a série em 3×0, com o placar de 79 x 88 fora, além de duas vitórias em casa por 93 x 73 e 93 x 82.
Bauru: para avançar a fase seguinte, o Bauru precisou passar pelo Pinheiros. A vaga foi garantida após a realização de 4 jogos, quando o Bauru conseguiu fechar a série em 3×1. No único jogo da série que saiu derrotado, o placar foi 92 a 88 para o Pinheiros. As vitórias de Bauru foram conquistadas nos placares 85 x 95, 109 x 83 e 86 x 89.
Semifinal
Flamengo: em série eletrizante contra o Mogi, o Flamengo conquistou a vaga na final da competição. Foram necessários os 5 jogos da série para a definição do finalista do NBB 8. O Flamengo foi derrotado fora pelo placar de 86 x 81 e em casa por 77 x 83. Nos outros três jogos da série, o rubro-negro saiu vitorioso e garantiu a sua vaga em mais uma final de NBB. Pelos placares de 81 x 71, 91 x 93 (fora) e 79 x 75, o Flamengo fechou a série em 3×2 e se tornou finalista da competição.
Bauru: ao contrário do Flamengo, o Bauru não teve dificuldades para chegar a final. Com os placares de 72 x 89 (fora), 100 x 80 e 85 x 79, a equipe paulista conseguiu fechar a série em 3×0 e foi o primeiro clube a garantir vaga na decisão do NBB 8.
FINAL
Independente do resultado do jogo do próximo sábado (11), uma certeza já existe: não faltou disputa e emoção na série final do NBB 8. Com duas vitórias pra cada lado, cada equipe conseguiu vencer em uma oportunidade fora de casa, o que só aumenta a tensão para o jogo 5 da série. Confira os placares dos jogos disputados até agora pela série final da competição.
Bauru 77 x 83 Flamengo
Flamengo 80 x 85 Bauru
Flamengo 89 x 84 Bauru
Bauru 94 x 81 Flamengo
O jogo que decide o campeão da temporada 2015-2016 ocorrerá no Rio de Janeiro, já que o Flamengo teve a melhor campanha na fase classificatória da competição. No próximo sábado (11), a bola sobe às 14h10 e o local da partida será novamente a Arena Carioca.