Os dois torcedores que levantaram a faixa pedindo ‘morte aos torturadores de 64’ serão julgados nesta quarta-feira (10). O jogo aconteceu no dia 1º de abril, contra o Fluminense e a Polícia apreendeu a faixa junto dos torcedores após causar suposto tumulto no meio da torcida Urubuzada com o trapo. Além disso, a dupla faria parte da Torcida Jovem, que está banida dos estádios.
O movimento Flamengo antifascista, que repudia as ações da Polícia contra os torcedores, divulgou o assunto nas redes sociais e pede para que os simpatizantes engajem e compartilhem o assunto para que a Justiça tome uma boa decisão com o assunto sendo de conhecimento público.
Leia Mais: Tribunal tenta explicar punição a torcedores do Flamengo por faixa contra torturadores
Em nota, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) deu sua versão. Segundo eles, não teria ficado claro qual a frase real. Existiu a dúvida se não estaria escrito ‘Morte aos tricolores’. No entanto, é nítido que não é isso que diz na peça, e sim ‘torturadores’. Com a explicação ruim, o perfil vem engajando o assunto com medo de que o objetivo da Justiça tenha viés político.
“Convocamos mais uma vez os movimentos sociais, partidos, organizações, jornalistas, personalidades e toda sociedade civil que, por caráter, têm repúdio aos anos de chumbo. Lutar não é crime e toda apoio é bem-vindo”, publica o perfil Flamengo antifascista, antes de continuar: “Ousar lutar, ousar vencer! Liberdade aos nossos presos políticos! Pela liberdade de torcer e protestar politicamente nos estádios! Fascistas não passarão”.
Torcedores do Flamengo usam tornozeleira eletrônica
A OAB vai defender a dupla. Segundo a Ordem dos Advogados do Brasil, aconteceu uma condenação antecipada. Isso porque antes mesmo do julgamentos, os torcedores tiveram que usar tornozeleira eletrônica, além de nao poder frequentar estádios até dezembro. Eles tentam retirar essa obrigatoriedade. Além disso, a OAB pede habeas corpus ao TJ-RJ e ao STJ-RJ
Siga Erick Viana no Twitter e no Instagram.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã