O Mundial de Judô começará nesta semana. A partir de domingo (7), 18 atletas brasileiros lutam pela conquista do título na modalidade em Doha, no Catar. Entre os judocas, a campeã olímpica Rafaela Silva representa o Flamengo no torneio.
Rafaela Silva tem 31 anos, e sobe no tatame para tentar sua sétima medalha em Mundiais de Judô. Com dois ouros, três pratas, bem como dois bronzes, Rafaela já fez história na competição em 2013, quando se tornou a primeira brasileira campeã mundial do esporte.
Leia mais: Atleta do Flamengo, Rafaela Silva é ouro no Grand Slam de Judô
Experiente no torneio, Rafaela Silva é a esperança do Brasil em voltar com o ouro para casa. No ano passado, a atleta conquistou o topo do pódio na edição de Tasquente, no Uzbequistão. Agora, a judoca entra em ação para manter a medalha mais valiosa do esporte na sua prateleira.
Recentemente, a atleta do Flamengo conquistou o ouro do Grand Slam de Antalya. O torneio aconteceu em março deste ano, e Rafaela Silva garantiu o ponto mais alto do pódio ao derrotar a canadense Christa Deguchi, número dois do mundo, na final.
O Campeonato Mundial de Judô tem influência direta nas Olimpíadas de Paris, que acontece em 2024. Isso porque, o torneio é o que mais gere pontos aos atletas da modalidade. Caso seja campeã, Rafaela acumula mais 2 mil pontos no ranking mundial, e por isso pode garantir vaga direta nos jogos olímpicos do ano que vem.
Como assistir Rafaela Silva no Mundial de Judô 2023?
Por fim, o Mundial começa neste domingo (7), com abertura da categoria ligeiro, que inclui mulheres de 48kg e homens de 60kg. Com 57kg, Rafaela Silva sobe no tatame na terça-feira (9) pela categoria leve. Dessa forma, o campeonato segue até o próximo dia 14, data que acontece as disputas por equipes. Confira o calendário:
- Dia 7 – Categoria ligeiro (48kg feminino e 60kg masculino)
- Dia 8 – Categoria meio leve (52kg feminino e 66kg masculino)
- Dia 9 – Categoria leve (57kg feminino e 73kg masculino)
- Dia 10 – Categoria meio médio (63kg feminino e 81kg masculino)
- Dia 11 – Categoria médio (70kg feminino e 90kg masculino)
- Dia 12 – Categoria meio pesado (78kg feminino e 100kg masculino)
- Dia 13 – Categoria pesado (+78kg e +100kg)
- Dia 14 – Prova de equipes
Com oito dias de lutas, o SporTV transmite as finais de cada categoria no canal fechado, sempre às 13h. Porém, outra opção para acompanhar o Mundial de Judô é no Canal Olímpico do Brasil, que televisiona as finais gratuitamente, no site oficial.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã