A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) está realizando mudanças no Regulamento Geral das Competições antes do início do Brasileirão e da Copa do Brasil. Agora, a entidade restringe a possibilidade de um time vender seu mando de campo com o objetivo de arrecadar mais dinheiro em outro estádio.
Não há um veto definitivo, mas a CBF não permite mais que haja troca de mando em caso de prejuízo técnico no campeonato. Publicado em fevereiro, o Regulamento Geral das Competições regular todas as séries do Brasileirão, a Copa do Brasil e competições de base.
Leia também: Júnior minimiza pressão do Flamengo e joga responsabilidade para o Botafogo
Anteriormente, era proibida a inversão de mando de campo com um time jogando no campo rival ou a transferência de Estado nas últimas cinco rodadas do Campeonato Brasileiro. No atual regulamento de 2023, a CBF deixa claro que não permitirá que um time tenha ganho comercial em prejuízo do equilíbrio técnico da competição.
Assim, a entidade definiu quatro pontos que o clube tem que se enquadrar para poder trocar o mando de campo da partida: prejuízo ao equilíbrio técnico da competição, prevalência do interesse econômico particular do clube, prejuízo da presença dos torcedores do clube mandante no estádio escolhido e privilégio de qualquer natureza em favor do clube adversário, como inversão ou comercialização do mando de campo.
CBF define punição para atos racistas no futebol brasileiro
Para combater o alto número de atos racistas que estão acontecendo no futebol brasileiro, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu alterar o regulamento das competições nacionais. A entidade incluiu punições contra racismo no Regulamento Geral de Competições.
Para punir os clubes, a CBF inseriu punições gradativas para os casos de racismo. Se porventura ocorrer um ato racista em um jogo do futebol brasileiro, o clube receberá multa de R$ 500 mil. Caso haja reincidência, a pena evolui para perda de mando de campo e, em seguida, para perda de pontos.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã