A Recopa passou a existir em 1989, mas no Brasil, não existe ainda um grande campeão do torneio. O Boca Juniors lidera com quatro títulos, seguido do River Plate, com três. No Brasil, apenas três clubes tem duas Recopas: São Paulo, Grêmio e Internacional. Caso consiga o bicampeonato, já que foi campeão em 2020, o Mais Querido entrará no seleto grupo de maiores campeões do torneio dentro do país.
O Flamengo já conseguiu igualar os brasileiros tricampeões da Libertadores: São Paulo, Santos, Grêmio e Palmeiras. Dessa forma, com três títulos, ninguém tem mais que o Rubro-Negro no Brasil. Se fizer o mesmo com a Recopa, a equipe atual marca ainda mais a geração.
Leia Mais: ‘El mata gigantes’; entenda o apelido do Independiente Del Valle
Além dos três brasileiros, apenas Olimpia e LDU são bicampeões da Recopa. Ou seja, o Mengo se igualaria ainda a importantes estrangeiros e ficaria atrás apenas de Boca e River. Veja os principais campeões da competição:
- Boca Juniors – 4
- River Plate – 3
- Internacional – 2
- São Paulo – 2
- Grêmio – 2
- Olimpia – 2
- LDU – 2
Por enquanto, o Flamengo está empatado com outros quatro brasileiros que tem apenas um título: Atlético-MG, Corinthians, Santos e Palmeiras. Além de se tornar um dos principais times da história do torneio, o clube ainda deixaria para trás importantes rivais brasileiros.
Vale destacar ainda que outros sete clubes estrangeiros com uma taça: Independiente, Vélez Sarsfield, Atlético Nacional, Nacional, Colo-colo, Cienciano e Defensa y Justicia.
Para alcançar o feito, Flamengo precisa vencer o Independiente Del Valle
A Recopa começa nesta terça-feira (21), às 21h30 (Horário de Brasília), no Estádio Banco de Guayaquil, também conhecido como Complejo Independiente Del Valle. O palco é novo: inaugurado em 2021, se trata de um estádio inédito para o Flamengo, que enfrentou o Del Valle no Atahualpa e no Casa Blanca em 2020.
O jogo de volta, no Maracanã, contra o Independiente Del Valle, acontece na terça-feira que vem (28), no mesmo horário. A promessa é de estádio lotado de flamenguistas querendo ver o time erguendo mais uma taça.