Com duas passagens pelo Flamengo na última década e com comparações a craque histórico do futebol alemão, o volante Jonas é o novo reforço do Retrô para a temporada 2023. De acordo com o GE, o jogador assinou um pré-contrato na última semana e será apresentado em Pernambuco no início desta semana para assinar oficialmente.
O último clube de Jonas foi o Bahia, por onde atuou em 23 jogos em 2021, marcando um gol. Depois da sua passagem pelo clube baiano, o volante ficou 2022 inteiro sem atuar, e, portanto, retoma a carreira no clube nordestino. Antes do Bahia, Jonas passou por Coritiba, Ponte Preta, além do Dinamo de Zagreb, da Croácia, e do Al Ittihad, dos Emirados Árabes.
Leia mais: Mauro cita ‘problema’ que torcida do Flamengo terá em Marrocos
Portanto, de casa nova, Jonas terá um calendário cheio de competições em 2023, com a chance de retomar o bom futebol que apresentou em algumas temporadas. O volante de marcação irá disputar a Copa do Brasil, o Brasileirão Série D e o Campeonato Estadual pelo Retrô. O time pernambucano ainda irá competir por uma vaga na seletiva da Copa do Nordeste.
Jonas chegou ao Flamengo com apelido curioso
Hoje com 31 anos, Jonas chegou ao Flamengo em 2015, depois de um chapéu no Corinthians. Após se destacar pelo Sampaio Corrêa na Série B de 2014, sendo o maior ladrão de bolas da competição, o jogador chegou a ser anunciado pelo Corinthians, mas a negociação “melou” e o Flamengo entrou na jogada.
Ainda com 23 anos, Jonas chegou sob a alcunha de “Schweinsteinger do sertão”, brincadeira que o comparava ao craque alemão que na época atuava no Bayern de Munique. No Rubro-Negro, Jonas começou bem e alternou momentos entre o time titular e o banco, mas seu lance de maior destaque foi em um Fla x Flu.
Logo no início de sua passagem, ainda no Campeonato Carioca, Jonas marcou seu primeiro gol, e logo um golaço, no clássico contra o Fluminense. O jogo era válido pela penúltima rodada do Estadual, e o Rubro-Negro venceu por 3 a 0. Portanto, lembre o gol do ex-volante rubro-negro.
Ao final da temporada em 2015, Jonas foi emprestado para a Ponte Preta, e logo depois para uma série de outros times. O jogador ainda foi emprestado para o Dinamo Zagreb e Coritiba, até se reapresentar ao Flamengo em 2018. Ao voltar, foi titular do time com Carpegiani, quando apresentou um bom futebol. Assim, no mercado de transferências do meio do ano, Jonas foi para o Al Ittihad, encerrando sua passagem pelo Mengão.