Chegou mais um português! Pedro Caixinha vai dirigir o Red Bull Bragantino em 2023. O treinador é mais um dos portugueses no futebol brasileiro na história recente e se une a outros quatro técnicos portugueses que estão no país. Essa invasão portuguesa aconteceu muito por conta do efeito Jorge Jesus, que veio ao Flamengo em 2019 e conquistou tudo. O Rubro-Negro parecia apontar uma receita que também faria sucesso no Palmeiras, com Abel Ferreira. Desde então, foi comum ver cada vez mais portugueses no Brasil. Vítor Pereira também chega ao Mengão em 2023.
Caixinha chega do Talleres, da Argentina, onde enfrentou o Flamengo na fase de grupos da Libertadores. O português foi anunciado oficialmente pelo clube paulista na noite do último sábado (10). Veja:
Mas Caixinha não é o único técnico português no Brasil. Veja outros nomes portugueses atuam no futebol brasileiro atualmente.
Luís Castro, do Botafogo, é mais um além de Pedro Caixinha
Luís Castro foi lateral-direito e chegou ao Brasil em março de 2022 para treinar o Botafogo. O rival do Flamengo se rendeu a febre dos técnicos portugueses e quis um para chamar de seu. O treinador de 60 anos começou a treinar em 1998, quando assumiu o Águeda, de Portugal. Castro ainda foi coordenador nas categorias de base do Porto, em 2006.
Leia Mais: Jornalista paulista surta com Vítor Pereira no Flamengo
O botafoguense se destacou treinando o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia e fora de Portugual também treinou o Al-Duhail, do Catar. Mas no Botafogo, ficou na 11ª colocação do Brasileirão 2022 e busca melhorar o trabalho na próxima temporada.
Abel Ferreira, do Palmeiras
Talvez o mais importante depois de Jorge Jesus, que foi a virada de chave para a chegada de novos portugueses no futebol brasileiro. Foi também um dos primeiros a vir ao país após o sucesso de JJ. Ex-jogador profissional de Penafiel, Vitória SC, Braga e Sporting, treinou os times de Braga e do PAOK, da Grécia, mas fez sucesso no Palmeiras.
O técnico chegou em 2020, quando venceu a Libertadores e a Copa do Brasil com pouco tempo de trabalho, assim como Jorge Jesus no Flamengo. Em 2021, levou mais uma Libertadores, e em 2022, levantou as taças da Recopa, Paulistão e Brasileirão.
Renato Paiva, do Bahia
Se Abel foi um dos primeiros, Renato Paiva é um dos mais recentes portugueses no futebol brasileiro, bem como Pedro Caixinha. Aos 52 anos, Paiva chega após fazer sucesso no Independiente del Valle, sendo bicampeão equatoriano. Com contrato longo, até 2025, o técnico português também tem passagens pelo León, do México e pela base do Benfica.
Ivo Vieira, do Cuiabá
O técnico português do Cuiabá também é um dos mais recentes portugueses no futebol brasileiro. O clube cuiabano anunciou a contratação nos últimos dias. Como zagueiro, Ivo jogou a carreira inteira no Nacional da Madeira, pequeno clube português. No mesmo clube, treinou na base, até que teve chance no time principal em 2011.
Ivo Vieira é um dos treinadores da safra jovem e ainda busca seu grande sucesso. Antes de aceitar o Cuiabá, o técnico português passou ainda por Marítimo, Aves, Académica, Estoril, Moreirense, Vitória de Guimarães, Al Wehda, Famalicão e Gil Vicente.
Vítor Pereira foi um dos portugueses no futebol brasileiro com o Corinthians e chega ao Flamengo
O Flamengo contratou mais um português após dar certo com Jorge Jesus e falhar com Paulo Sousa. Mas desta vez, buscou dentro do país. Isso porque Vítor Pereira fez bom trabalho no Corinthians em 2022. O técnico português, inclusive, foi vice-campeão da Copa do Brasil para o Mengão.
Além disso, a maneira como o treinador deixou o clube paulista incomodou e fez comentaristas darem ataques e surtos ao vivo. São os casos de Casagrande e Chico Lang, por exemplo. Mas outro ponto discutido é a forma como Dorival Júnior deixa o Mengão após temporada campeã. Vale lembrar que o técnico português ainda não foi oficializado porque os contratos de Vítor com o Corinthians e Dorival com o Mais Querido estão em vigência até o final de 2022.