A saída de Dorival Júnior pegou muitos torcedores de surpresa e, mesmo com o trabalho de Vítor Pereira no Corinthians, não são todos que conhecem a nova contratação e se perguntam quem é o técnico do Flamengo. Por isso, é importante trazer um pouco da história do treinador para que os flamenguistas se acostumem com o nome que vai comandar o Mais Querido em 2023.
Antes de tudo, vale frisar que oficialmente, o técnico do Flamengo ainda é Dorival Júnior. Pelo menos até o último dia de dezembro. No entanto, o treinador campeão da Libertadores não vai voltar ao Ninho do Urubu. Marcos Braz já cravou a vinda de Vítor Pereira e confirmou que falta apenas o término do vínculo do português no Corinthians, bem como o de Dorival no Rubro-Negro, para que seja oficializado.
Mas afinal, quem é o técnico do Flamengo?
Vítor Pereira é um português que foi volante, mas não fez sucesso como jogador. Vítor atuou em pequenas equipes portuguesas: Avanca, Oliveirense, Esmoriz, Estarreja, Fião, São João de Ver e Lobão. Encerrou sua carreira precocemente, em 1996, aos 28 anos. Mas foi, de fato, como técnico que ficou conhecido.
Principalmente em Portugal, onde começou ainda jovem treinando as categorias de base do Padroense e do Porto, em 2002/2003 e 2003/2004, respectivamente. A Sanjoanense, da Ilha da Madeira, foi seu primeiro clube profissional. Mas foi no Porto que Vítor Pereira estourou como treinador. Primeiro, treinou a equipe B em 2007/2008.
Leia Mais: Vinícius Júnior prende o choro ao falar sobre parceria com Paquetá na Copa
Antes de assinar como técnico principal em 2011, integrou a comissão técnica de André Villas-Boas. Foi com a transferência do treinador principal para o Chelsea que teve chances como técnico do Porto e não fez feio. Vítor Pereira foi bicampeão português em 2011/12 e 2012/13. O treinador também conquistou a Supertaça de Portugal duas vezes, em 2011 e 2012. Foi seu auge como treinador.
Foi também no Porto que protagonizou rixa com Jorge Jesus, ídolo do Flamengo após se tornar campeão da Libertadores e do Brasileirão em 2019. Mas Jesus não teve a mesma sorte contra Pereira. Na última rodada do Campeonato Português em 2013, Benfica chega com vantagem de dois pontos. O jogo estava empatado em 1 a 1 até os 45 minutos do segundo tempo, quando Kelvin marcou o gol da vitória do Porto, que extasiou Vítor Pereira e deixou Jorge Jesus de joelho diante do novo técnico do Mengão para 2023.
Na época, os dois trocavam farpas e se alfinetavam, mas hoje, se elogiam. Jorge Jesus, por exemplo, chegou a afirmar que Vítor Pereira era ‘o melhor’ quando o treinador foi contratado pelo Corinthians.
Carreira fora de Portugal
Depois do sucesso no Porto, Vítor Pereira não voltou mais a Portugal. De 2014 em diante, dirigiu Al-Ahli, Shanghai, Olympiacos, 1860 Munchen, Fenerbahçe e Corinthians. Fora as taças no Porto, conquistou títulos somente pelo Olympiacos, sendo campeão grego e da Copa da Grécia em 2015, e pelo Shaghai, sendo campeão chinês em 2018 e da Supercopa da China em 2019. Vale lembrar que Jorge Jesus é o atual técnico do Fenerbahçe, ou seja, mais uma conexão entre os técnicos.
No Corinthians, Vítor Pereira foi o treinador vice-campeão da Copa do Brasil para o Flamengo. Os times empataram em São Paulo e no Rio de Janeiro, e a situação quase complicou para o Rubro-Negro. Mas nos pênaltis, o time ficou com a taça no Maracanã. Outro encontro foi nas quartas de final da Libertadores, quando o Mengo eliminou os paulistas vencendo dentro e fora de casa.
Vítor Pereira chegou a conseguir sua vitória sobre o Flamengo no Brasileirão, por 2 a1. Mas o clube carioca jogava com equipe reserva no primeiro jogo após o tricampeonato da Libertadores, contra o Athletico, em Guayaquil.
Perfil de Vítor Pereira
Vítor Pereira se parece com Jorge Jesus em alguns aspectos. Perfil explosivo e agitado, protagonizou cena inusitada enquanto técnico do Al-Ahli, na Arábia Saudita. Ao seu lado, o sheik pedia para que o técnico não criticasse os jogadores. O novo técnico do Flamengo se revoltou e ameaçou ir embora. Assista:
Além do temperamento, outro ponto marcante de Vítor Pereira é que o técnico é considerado muito estudioso. Segundo o jornalista Pedro Cunha do site português Zerozero, em entrevista à Placar ainda quando o estrangeiro chegava ao Corinthians, trata-se de um dos melhores técnicos de Portugal nos últimos anos.
“Posso dizer que o Corinthians vai contratar um dos três melhores técnicos portugueses dos últimos 10 ou 15 anos. Ele é do tipo obcecado. Acorda pensando em futebol, deita pensando em futebol. Ele mesmo admite que é até um pouco doentio nessa relação com o futebol. É fantástico na forma como consegue montar as equipes”, explica.
Por fim, se depender das características e do respeito que Vítor Pereira conquistou em Portugal, o Mais Querido tem tudo para fazer uma ótima temporada sob o comando de seu novo treinador e aos poucos, o torcedor vai entender cada vez mais quem é o novo técnico do Flamengo.
O estilo de jogo
Apesar de um perfil parecido, os times de Vítor Pereira costumam ser mais equilibrados. Não defensivo, mas sem se lançar ao ataque como se não houvesse amanhã. É o que explica Douglas Fortunato, analista tático do MRN que analisou brevemente o estilo de jogo do ex-Corinthians.
“O Vítor é um técnico que se defende de uma forma mais conservadora que o Jorge Jesus, muitas das vezes. Não tão agressivo, usa linha de cinco em alguns momentos, algo que o Jorge Jesus não usa. Já usou um pouco, no Benfica, mas no Flamengo não usou. Não sei se para o Vítor Pereira poderia ser uma opção para usar o trio da frente. Vejo o Vítor com mais jogo de posição que o Jesus. Ele tem umas ideias um pouco mais conservadoras, sem bola”, comenta o analista.