Na próxima quarta-feira, às 18h30 (horário de Brasília), acontecerá uma palestra na Gávea (sede do Flamengo) dada pelo advogado Marcos Motta, um dos principais profissionais na questão de direito desportivo dentro do futebol. Entretanto, o assunto será relacionada a SAF (Sociedade Anônima do Futebol).
Em resumo, a reunião irá abordar o que pode mudar no futebol brasileiros nos próximos cinco anos com a injeção de dinheiro internacional em diversos clubes no país. Por enquanto, Bragantino, Cruzeiro, Vasco da Gama e Bahia adotaram um modelo. Em entrevista ao GE, o presidente Conselho de Administração do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, falou sobre o evento.
Leia também: Agente de Vítor Pereira abisma rádio ao explicar ‘sim’ ao Flamengo
”O Flamengo pretende entender o contexto que está acontecendo no mundo do futebol com a criação de empresas, que no Brasil têm sido mais conhecidas como SAF’s. Não vai ser a primeira palestra, fizemos uma falando sobre a condição econômico-financeira dos demais clubes com o Fernando Ferreira, da Pluri. Ele falava como alerta da importância que a SAF’s podem ter no futebol mundial, em especial no Brasil nos próximos 10 anos, e o Flamengo não pode estar alheio a isso”, disse Bap.
SAF no Flamengo? Por enquanto não
Entretanto, Bap afirmou que em um futuro próximo, não enxerga o Fla adotando o projeto SAF. Mas faz a ressalva que o clube está atento ao mercado.
”Não, o Flamengo não tem interesse em avaliar a venda de nenhum pedaço de uma possível SAF do Flamengo. Flamengo está avaliando todas as possibilidades para que o clube esteja antenado ao que está acontecendo no mercado, que está mudando muito rapidamente”, confessou, antes de acrescentar que o modelo de uma possível SAF do Mengão ainda não foi nem pensada. Clubes como Vasco e Botafogo, por exemplo, venderam mais do que 50% de suas ações.
”Se no futuro tiver que ser por meio de SAF’s, o Flamengo quer estar absolutamente preparado para isso. Se o Flamengo tem uma predileção especial por SAF’s? Não, não temos, mas o Flamengo vai seguir, de acordo com a nossa filosofia, lutando para vencer, vencer, vencer”, finalizou.