Flamengo e Corinthians decidem a Copa do Brasil nesta quarta-feira (19), às 21h45, no Maracanã. O Rubro-Negro tem a chance de conquistar o tetracampeonato na competição de mata-mata, pois venceu em 1990, 2006 e 2013. A Rede Globo e o Sportv transmitem a partida para todo o Brasil.
Os torcedores do Flamengo estão contando as horas para o grande jogo, mas estão confiantes pelo título. O Mundo Rubro Negro aproveita para relembrar a campanha do Rubro-Negro na competição. Uma trajetória que iniciou em primeiro de maio, no estádio Albertão, em Teresina.
Leia Mais: Torcedores do Flamengo fazem festa na sede da Gávea antes de decisão da Copa do Brasil
Terceira Fase – Paulo Sousa pressionado no Piauí
O Flamengo estreou fora de casa na terceira fase da Copa do Brasil 2022. O técnico Paulo Sousa contava com o início de uma nova competição para mudar os ares, pois estava consumido por brigas internas e pressionado pelo vice-campeonato estadual para o Fluminense, . Foram duas vitórias, 2 a 1 em Teresina e 2 a 0 em Volta Redonda (11/05), mas mesmo assim as críticas não cessaram. Paulo Sousa caiu um mês depois.
Oitavas de Final – Derrota do Flamengo no Mineirão e inferno no Maracanã
Já com Dorival Júnior tentando remontar o Flamengo “esculhambado” de Paulo Sousa, o Flamengo fez dois jogos seguidos contra o Atlético-MG em Belo Horizonte. Pelo Brasileiro, em 19 de junho, perdeu por 2 a 0. Três dias depois, pela ida das oitavas da Copa do Brasil, perdeu de novo, mas por 2 a 1. O gol de Lázaro manteve o Rubro-Negro vivo para o jogo da volta, no Maracanã.
Três semanas depois, em 13 de julho, a torcida do Flamengo atendeu o chamado de Gabigol na entrevista pós-jogo em Minas e transformou o Maracanã em um inferno. No campo, o time jogou como nunca e amassou o Atlético-MG para vencer por 2 a 0 e garantir a vaga.
Quartas de Final – Empate em casa e golaço de Pedro para classificar
O adversário nas quartas de final seria o Athletico-PR. Dessa vez o Flamengo decidiria na temida Arena da Baixada. O empate em 0 a 0, em 27 de julho, quando o Rubro-Negro carioca criou mais de 20 finalizações, deixou o jogo em Curitiba ainda mais tenso. Em 17 de agosto, os dois times se encontraram no Paraná. De novo o Flamengo dominou a partida, mas dessa vez Pedro estava com o pé afiado.
Depois de um primeiro tempo com boas chances desperdiçadas, aos 12 minutos da segunda etapa Rodinei escapou pela direita e cruzou para trás. Pedro viu a oportunidade do golaço e marcou de bicicleta. Flamengo classificado.
Semifinais – Sufoco com vitória na ida, mas controle do Flamengo na volta
O São Paulo de Rogério Ceni foi um dos únicos times em 2022 a conseguir pressionar o Flamengo. Em 24 de agosto, no Morumbi lotado, o time de Dorival Júnior viu o tricolor criar diversas chances, mas sem aproveitar. Por outro lado, o Rubro-Negro foi extremamente eficiente, marcando três vezes em sete chutes a gol. No jogo da volta, em 14 de setembro, no Maracanã, o Flamengo controlou o jogo e encaminhou a vaga na final com um 1 a 0, mas sem correr riscos.
Final – Empate frustrante em Itaquera deixa decisão para o Maracanã
Quando os finalistas foram confirmados, um mantra foi repetido à exaustão. O Corinthians era agora um time muito melhor do que o adversário do Flamengo nas oitavas de final da Libertadores. Na ocasião, o Rubro-Negro venceu por 2 a 0 em Itaquera e 1 a 0 no Maracanã.
No jogo da ida, em 12 de outubro, o Flamengo comandou as ações, mas não conseguiu marcar. Foram 19 finalizações, mas apenas seis no gol. Com o 0 a 0, a decisão ficou para o jogo desta quarta-feira (19), mas no Maracanã.