No jogo entre Flamengo e Internacional, Gabigol entrou em campo pendurado, e após o final da partida, forçou o cartão amarelo, já que não iria jogar contra o Cuiabá. Até aí tudo bem, já que isso é uma prática normal no mundo do futebol. No entanto, o jogador pode ser punido por ser sincero demais.
Na beira do gramado, Gabigol assumiu em entrevista que tomou o cartão de propósito: “Eu tinha que tomar o cartão, né? Não vou jogar o próximo jogo, então eu tinha que tomar o terceiro amarelo”. Em outras situações parecidas, o STJD já tomou atitudes distintas sobre a atitude, com punição e absolvição.
Leia mais: Flamengo atinge marca inédita nas redes sociais e soma números absurdos
Caso tenha o mesmo entendimento do acontecido em 2011 com jogadores do próprio Flamengo, Gabigol não terá problemas. Naquele ano, Thiago Neves e Ronaldinho forçaram cartão e ficaram de fora contra o Ceará. O antigo camisa 7 também assumiu em entrevista:
“Eu queria jogar todos os jogos, mas infelizmente não dá. Conversando com todo mundo, preferimos ficar fora contra o Ceará para estar nos outros”. Apesar da denúncia, os dois tiveram a absolvição por unanimidade, aceitando a argumentação do Flamengo de que não há regra que proíba o jogador de forçar o amarelo.
Os jogadores que assumem tal atitude são denunciados com base no artigo 258 do Código de Justiça Desportiva, que fala em “assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste código”.
Assim como Gabigol, Valdívia assumiu em entrevista pós jogo
No entanto, apesar do exemplo dos jogadores que tiveram a absolvição, também há o caso em que o jogador não escapou da punição. Em 2013, o chileno Valdívia assumiu após um jogo entre Palmeiras e Paraná, pela Série B, que pediu para o árbitro dar o amarelo.
“Perguntei para ele que se demorasse para sair ele me daria o cartão e ele disse que sim. Enquanto isso, falei que tudo bem”. O jogador forçou porque iria se apresentar à seleção na rodada seguinte. Denunciado pelo STJD com base no mesmo artigo, o 258, o meia foi suspenso por dois jogos.
Portanto, é provável que Gabigol seja denunciado ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva, mas a sua punição é uma incógnita. Caso receba a punição, o camisa 9 pode desfalcar o Flamengo em jogos na reta final do Brasileirão.