Na reta final da temporada, surgiu forte o rumor de que o Flamengo estava próximo de adquirir um clube em Portugal. A ideia era comprar o Tondela, que na ocasião estava na primeira divisão do país, mas quase 12 meses depois, o movimento caiu por terra nos bastidores da Gávea.
De acordo com o portal UOL, o rebaixamento da equipe para a segunda divisão do futebol português foi um balde da água fria na alta cúpula rubro-negra. Sendo assim, o Flamengo irá buscar um outro clube disposto a negociar, mas que esteja na divisão de elite de Portugal.
Leia também: Ex-Flamengo acerta com clube europeu e enfrentará Cristiano Ronaldo
Arrojar-se ao Tondela na segunda divisão não faria sentido no entendimento do Fla, já que o Mais Querido iria ter que investir para conseguir o acesso e logo depois, realizar um novo aporte financeiro com o objetivo de se classificar para alguma competição continental posteriormente.
Relembre como seria o projeto do ‘Flamengo Tondela’
O Mengão não irá comprar diretamente o clube europeu. Ou seja, um investidor com o nome em sigilo iria colocar suas ações e deter 80% da SAD (Sociedade Anônima Desportiva) do Tondela. Em resumo, o controle do futebol da equipe seria feito junto ao Fla, que iria receber para que sua marca seja utilizada.
Por outro lado, dirigentes como Marcos Braz, não eram muito entusiastas pela ideia.
“Esse assunto foi irritante. No meio de uma janela e ter que falar de Tondela. Estou desde os meus oito anos no Flamengo. Já ouvi e vi de tudo. Não vou falar desse assunto. Primeiro que o presidente Landim nunca tocou nisso comigo, e tem um outro ponto: se o Flamengo de fato for ao mercado e quiser se associar a outro clube, botando dinheiro ou não, porque o Flamengo tem muito ativo que não é dinheiro, isso precisa passar nos conselhos do Flamengo”, disse o vice de futebol em coletiva em agosto de 2021.
As cores do clube que são amarela e verde não seria alteradas, mas um uniforme rubro-negro poderia ser criado como opção alternativa. O ponto mais alto da sua história no futebol português foi o título de Campeão Nacional da II Liga em 2014/2015 e a consequentemente promoção à Primeira Liga. Desde que chegou na elite portuguesa, nunca havia sido rebaixado, até a temporada passada.