O Flamengo enfrenta neste domingo (21) o Palmeiras, no jogo que envolve às duas principais equipes do Brasileirão. Afim de defender sua vantagem de nove pontos na tabela, Abel Ferreira pode se inspirar em Felipão para parar o ataque do Mengão.
Contra o Atlético-MG, Fla se aproveitou de vulnerabilidade da equipe mineira
Pensando na forma como o Palmeiras vendo atuando em 2022, é possível imaginar inicialmente que o Flamengo enfrentará uma equipe no 4-2-3-1. Nesse sentido, dado a forma individualizada como se defende, a equipe alviverde posse passar pelo mesmo problema que o Atlético-MG.
Dado a necessidade de realizar encaixes individuais, em especial pelo lado do campo, a equipe de Turco Mohamed não tinha referência para os encaixes individuais para os laterais Mariano e Guilherme Arana. Isso por conta do modelo atual pelo Flamengo: o 4-3-1-2 sem ponteiros.
Relembrando a vitória do Mengão sobre o Atlético-MG há cerca de um mês, Everton Ribeiro foi um dos principais destaques do jogo flutuando pela meia direita. Com dois volantes, a equipe mineira não tinha um jogador específico para proteger esse espaço.
Em muitos momentos, Guilherme Arana precisou se deslocar do corredor lateral para marcar individualmente o camisa 7 da Gávea. O resultado: espaços as costas do lateral-esquerdo explorados pelo Mais Querido com o meia e o “Ávion” Rodinei.
Felipão muda o esquema para se adaptar ao Mengão
Também adepto dos encaixes individuais, Felipão enfrentou o Flamengo em dois jogos eliminatórios com um desenho para sua equipe. Ao invés de atuar no usual 4-2-3-1 em 2022, o Athletico-PR enfrentou o Flamengo numa espécie de 5-3-2 onde o meio tinha um encaixe mais definido.
Como resultado, o Flamengo teve mais dificuldades para gerar volume ofensivo pelo meio-campo. Apesar de ter sido superior durante os 180 minutos de confronto, não conseguiu ter a mesma fluidez nas ações com bola. Em parte isso pode ser ligado a atuação defensiva do adversário.
Balançando junto a bola e também concentrando muitos jogadores no setor da bola para defender o adversário. Em muitos momentos abdicando de uma pressão mais alta para isso.
Assim como Felipão, Abel Ferreira pode usar três zagueiros contra o Flamengo
Assim como Turco Mohamed e Felipão, Abel Ferreira também é adepto da marcação por encaixes individuais. Além disso, já usou às duas formações citadas até aqui em seu trabalho no clube paulista.
Como já foi dito, o Palmeiras vem usando o 4-2-3-1 como esquema base para 2022. Porém, em alguns jogos decisivos da última temporada, o português usou a formação com três zagueiros. Em especial nos jogos contra Atlético-MG e o próprio Flamengo.
Analisando os dois cenários descritos, é possível que Abel possa vir a campo preparado para atuar de uma forma que gerou mais incômodo ao Fla. Mantendo os 11 titulares e recuando Piquerez para atuar mais próximo de Gómez e Murilo. Com isso, Scarpa e Dudu devem trocar de lado.
Assim, Zé Rafael teria um natural encaixe em Everton Ribeiro pela direita. Pela esquerda, ora Marcos Rocha, ora Danilo teriam a missão de marcar Arrascaeta. A depender de onde o meia uruguaio esteja flutuando no campo.
Como o Flamengo pode sair dessa possível armadilha de Abel Ferreira?
Uma das possibilidades é usar a solução encontrada contra o Athletico-PR na Arena da Baixada. Dando mais liberdade para Rodinei avançar centralizado e abrindo mais Everton Ribeiro pelo lado do campo.
Foi assim que o Flamengo conseguiu gerar um grande volume nos 15 minutos inicias do segundo tempo na última quarta-feira e chegou ao seu gol com Pedro. Com golaço que surgiu após mais uma associação entre a dupla pelo setor.
Enfim, só no campo saberemos qual estratégia Abel Ferreira irá escolher. De qualquer maneira, o Flamengo já encontrou maneiras para lidar com alguns problemas criados pelos seus últimos adversários. Seja com dois ou três zagueiros, se manteve competitivo e venceu os duelos.
Mais do que a forma, os comandados de Dorival Jr. precisarão manter o nível de execução das ações em campo. Caso alcance esse objetivo, tem boas possibilidades de vencer no Allianz Parque e por fim seguir firme na luta pelo eneacampeonato brasileiro.
Siga Douglas Fortunato no Twitter.