O Flamengo joga contra o Corinthians nesta terça-feira (2) a fim de dar continuidade em seu caminho rumo ao tri da Libertadores. Mas além de iniciar bem nas quartas de final do torneio, podendo ganhar tentos fora de casa, outra marca pode ser batida. Isso porque, se entrar em campo, o volante João Gomes pode alcançar 100 jogos vestindo a camisa do Flamengo.
Ao todo, João disputou 99 jogos com o Fla. São 58 vitórias, 24 empates e 17 derrotas até o momento, com 3 gols marcados e 3 assistências.
Leia também: Victor Hugo revela ter craque do Flamengo como mentor e relembra profecia de seu pai
Cria do Flamengo, João passou a jogar mais este ano, quando Paulo Sousa deu mais chances ao atleta no time principal. Rapidamente, João Gomes tomou conta da posição e atualmente é um dos mais queridos no elenco do Mais Querido.
A dúvida fica apenas pelo fato de que Vidal pode entrar em campo nesta terça no lugar de João. O chileno foi inscrito nessa última atualização do elenco feita pelo Fla junto à conmebol e, como tem feito boas apresentações, pode ocupar a terceira vaga de volante no time de Dorival Júnior.
Com isso, o Flamengo deve ir a campo com Santos; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia, João Gomes (Vidal), Éverton Ribeiro e Arrascaeta; Gabigol e Pedro.
João, uma das crias do Flamengo
João Gomes cresceu em Ramos, subúrbio do Rio de Janeiro, onde morava com a mãe e o avô. Com sete anos, deu os primeiros chutes em um projeto de escolinha de futebol no Piscinão de Ramos, Zona Norte do Rio de Janeiro. Depois, passou quatro meses na base do Vasco da Gama, mas não se adaptou.
Em 2009, aos oito anos de idade, foi com um amigo fazer um teste no Flamengo e logo passou às categorias de base do rubro-negro. Gomes passou a morar em Vargem Grande, perto do CT Ninho do Urubu.
Em 2019, Gomes foi titular da equipe sub-20 que conquistou cinco competições na temporada, incluindo por exemplo o Campeonato Brasileiro, o Campeonato Carioca e a Supercopa do Brasil. Chegou a ser convocado para a Seleção Brasileira Sub-20, mas acabou não se apresentando, pois o Flamengo estava na reta final de temporada.
Na retomada dos treinos após a pandemia de COVID-19, ele fez parte de um grupo de meninos do Sub-20 que subiu para treinar com a equipe profissional, ainda sob o comando de Jorge Jesus. Por fim, Gomes foi um dos nove jovens da base inscritos pelo Flamengo na Libertadores de 2020, depois que a Conmebol aumentou para 50 o limite de jogadores que poderão ser usados na competição.