Marcos Braz, vice-presidente de Futebol do Flamengo, será candidato a deputado federal pelo Rio de Janeiro nas eleições de 2022. Conforme informações preliminares, ele já fechou o compromisso com o Partido Liberal em reunião interna ocorrida nesta semana. Atual vereador do PL, Braz será oficializado na Convenção Nacional da legenda, marcada para este domingo (24), no Rio.
O momento não podia ser melhor para o dirigente rubro-negro. Com a retomada das vitórias do time do Flamengo e com as janelas abertas de contratações, o vereador carioca pode continuar aumentando sua visibilidade apresentando grandes jogadores como Everton Cebolinha e Arturo Vidal sem maiores protestos da torcida.
Leia mais: Desempenho do Flamengo deve pesar em decisão de Marcos Braz sobre futuro político
Trajetória política de Marcos Braz
Marcos Braz tornou-se um nome conhecido a partir de 2005, quando virou diretor de futebol do Flamengo, cargo que ocupou até 2008. Em 2009, aceitou ser VP de Futebol do clube e foi hexacampeão brasileiro com uma campanha memorável e no melhor estilo “deixou chegar”.
Braz apostou em um time com alguns jogadores desacreditados, tais como Pet, Adriano, Zé Roberto e Maldonado, além de confiar ao sempre interino Andrade a tarefa de comandar o Rubro-Negro após emocionante vitória na Vila Belmiro até o fim da competição. O resultado o popularizou junto ao povo carioca, em sua maioria rubro-negro.
Em 2012 começam as ambições políticas do cartola. Ele se candidatou pela primeira vez para vereador do Rio de Janeiro pelo PSB, mesmo partido de seu padrinho político Romário. Braz não se elegeu, mas a campanha eleitoral foi tida como bem-sucedida.
Leia também: Flamengo vota e define sobre pauta que afeta continuidade de Marcos Braz no clube
Em 2015, com indicação de Romário, Eduardo Paes o nomeia secretário municipal de Esportes e Lazer do Rio de Janeiro, cargo importante em um momento que a cidade se preparava para sediar nada menos que uma Olímpiada. Em 2020, enfim, foi eleito vereador com mais de 40 mil votos.
De volta ao Flamengo como VP de Futebol em 2019, após apoiar a candidatura vitoriosa de Rodolfo Landim para presidente do clube, Marcos Braz entrou de vez para o imaginário popular rubro-negro com a montagem do supertime campeão carioca, Brasileiro e da Libertadores e frases de efeito que lhe deram o apelido de “Gelo no sangue” devido a sua paciência e tranquilidade diante de negociações de jogadores importantes.
Tentativa de impedimento
Por fim, em maio deste ano, o grupo de oposição Frente Flamengo Maior protocolou ação no Conselho Deliberativo do Flamengo a fim de impedir que dirigentes do clube exerçam qualquer função concomitantemente ao exercício de cargos públicos. O pleito foi negado e, assim, nada impede que o atual vereador e pretendente ao Congresso Nacional continue no cargo de VP de Futebol nos próximos anos caso se torne deputado.
Diogo Almeida é editor do Mundo Rubro Negro. Gosta de escrever teses não convencionais sobre o Flamengo. Siga no Twitter.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã