Os confrontos entre Flamengo e Athletico-PR pelas quartas de final da Copa do Brasil já tem datas para acontecer. O jogo de ida acontece no dia 27/07, às 21h30 (Horário de Brasília), inicialmente no Maracanã. O jogo de volta acontece no mesmo horário, mas no dia 17/08, na Arena da Baixada. A CBF confirmou na noite desta quarta-feira (20).
Além do adversário e as datas, o chaveamento também já está definido e se o Mengão se classificar, enfrenta na semifinal o vencedor do confronto entre São Paulo e América-MG.do outro lado da chave, estão as equipes do Fluminense, Fortaleza, Atlético-GO e Corinthians. Ou seja, se chegar até a final, o Mengo e cara um desses quatro adversários.
Leia mais: Clube alemão paga a multa e tira MVP do Flamengo
O Athletico vem sendo uma pedra no sapato do Mengão na Copa do Brasil. Os paranaenses eliminaram o Mais Querido nas quartas de final em 2019 e na semifinal em 2021. Mas em 2020 foi a vez dos cariocas darem o troco na fase de oitavas de final. Ou seja, nos últimos três anos, o Flamengo caiu duas vezes para o Athletico e eliminou o rival uma vez. O clube pode empatar se eliminar o adversário nas quartas de final.
Flamengo tenta inverter ordem dos mandos de campo
A decisão está previamente marcada para a Arena da Baixada, mas o Flamengo já acionou o STJD para tentar rever a decisão. Isso porque o Flamengo foi sorteado como mandante do jogo de volta, mas como o Fluminense já havia sido sorteado para definir em contra o Fortaleza, o mando flamenguista foi invertido sob o argumento de que times da mesma cidade não poderiam decidir em casa.
O mesmo foi feito na fase de oitavas de final, quando sortearam o Mengão para decidir em casa contra o Atlético-MG. Na ocasião, p e o Fluminense foi trocado para decidir fora contra o Cruzeiro. Mas na ocasião, também havia o Botafogo, que também decidiu em casa. A cúpula rubro-negra alega que não existe essa regra no regulamento e contesta na justiça a decisão do sorteio.
Trechos da argumentação flamenguista na justiça
“Alega, ainda, a CBF, na nota publicada, que ‘O mesmo cenário já se repetiu no Sorteio das Oitavas de Final, quando a posição do Flamengo no confronto com o Atlético Mineiro foi trocada, posicionando o Fla como mandante na volta, e a de Fluminense x Cruzeiro permaneceu como estava, deixando o Flu como visitante na volta’.
No entanto, a CBF convenientemente omite o fato de que, na ocasião das oitavas de final (4ª fase) ocorreu, também, o confronto entre o BOTAFOGO (RJ) e o AMÉRICA-MG. Ou seja, estariam disponíveis apenas 2 (duas) datas para a realização dos jogos e seriam realizadas 3 (três) partidas entre times cariocas e times mineiros, o que, naquela ocasião, demandava a referida inversão.
Contudo, essa justificativa não mais se sustenta para a 5ª fase, visto que a própria Tabela Básica da Copa do Brasil prevê 2 (duas) datas para a realização das partidas de ida e outras 2 (duas) datas para as partidas de volta, estando, agora, presentes apenas 2 (dois) times cariocas, podendo, portanto, ser um dos jogos alocados para a quarta-feira e a outra para a quinta-feira.
E mais, na 4ª fase da Copa do Brasil, FLAMENGO e BOTAFOGO mandaram seus jogos na Cidade do Rio de Janeiro, em dias consecutivos.”