Não faz tanto tempo assim. No começo do mês passado, quando estava perdendo para o lanterna Fortaleza dentro do Maracanã lotado, quando apanhou do Bragantino, quando foi abalroado pelo Internacional de Mano Menezes, o Flamengo era um time incapaz de articular jogadas, com um ataque absolutamente inoperante e uma defesa que não conseguiria impedir nem mesmo a ação de uma tartaruga bebê que estivesse vendada e tivesse as suas patinhas amarradas.
Se alguém, naquela noite fatídica de sábado, te falasse que, menos de 40 dias depois, aquele Flamengo que tomou gol do Wanderson, e foi totalmente engolido no Beira-Rio, iria estar distribuindo goleadas no Brasileirão e na Libertadores e vindo de uma classificação indiscutível contra o Atlético-MG pela Copa do Brasil, você iria muito provavelmente duvidar mas pedir um trago do que a pessoa estivesse fumando, afinal, era final de semana mesmo.
Leia do mesmo autor: Flamengo jogou o que precisava pra garantir a vitória que queria
Mas para surpresa de muitos, esse Flamengo que parecia estar fazendo de tudo para encerrar a temporada da maneira mais precoce possível, penando para passar pelo Altos na Copa do Brasil, se distanciando de tudo e de todos no Brasileirão e transmitindo absolutamente zero confiança na Libertadores, vem dando uma guinada numa direção bem mais animadora, bem mais positiva, bem mais 2019 e bem menos 2017.
E muito disso obviamente passa pela chegada de Dorival Junior. Se com Paulo Sousa o Flamengo atuava com um bando de desconhecidos reunidos para um processo seletivo de trainee, com atitudes desencontradas, visível confusão sobre o que fazer e a clara sensação de que um estava tentando prejudicar o outro, com Dorival Junior é possível perceber novamente um Flamengo organizado, cooperativo, onde todos parecem ao menos ter ideia de onde deveriam estar dentro do campo.
Leia também: A paixão segundo G.H.
Isso fica claro nas recentes atuações de Pedro, que passou rapidamente de reserva cuja mãe chorava nas arquibancadas do Maracanã para titular cogitado na Copa do Mundo; é perceptível no comportamento da defesa, que antes parecia envolvida em algum esquemas de apostas para garantir que o Flamengo fosse vazado em todas as partidas e atualmente vem conseguindo passar ilesa com cada vez mais frequência; e até mesmo na participação de jogadores como Éverton Ribeiro, que antes vinham sendo improvisados na ala, na ponta, no setor de contabilidade da Gávea, e agora passaram a render bem mais quando posicionados na faixa certa do campo.
A goleada por 4×0 desta noite, contra o Juventude, com dois gols e Pedro, um gol de Éverton e outro de Lázaro, em cruzamento do estreante Cebolinha, é mais um momento nessa jornada de um Flamengo que vem em franca evolução, se mostrando capaz não apenas de vencer as partidas complicadas com autoridade como também de não se enrolar com as partidas simples, que dá espaço para que seus craques brilhem e consegue garantir que seus não-craques não apenas não compliquem como até mesmo contribuam para o resultado.
Então ainda que seja sempre possível que a carruagem vire abóbora e os mesmos 40 dia que separaram um Flamengo desesperador de um Flamengo animador estejam nos separando de alguma grave decepção, também é plausível acreditar que, mantida essa evolução e com a chegada de Cebolinha, Vidal e até mesmo outros reforços, possamos ter, daqui a outros 40 dias, um Flamengo ainda mais forte, ainda mais preparado, capaz de brigar ainda mais na ponta. E se antes era bem complicado, agora fica cada vez mais fácil acreditar que um Flamengo melhor pode estar vindo por aí.
Siga João Luis Jr no Medium.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã