Revelação da base do Flamengo, Vinícius Souza desperta o interesse de vários clubes europeus para a próxima temporada. O Fenerbahce de Jorge Jesus é uma das equipes que desejam tirar o meia do Lommel. O clube belga pede cerca de 9 milhões de euros pelo brasileiro, algo em torno de 50 milhões de reais.
Segundo o portal escocês The Scottish Sun, o gigante local Celtics entrou na briga pelo jovem de 23 anos. O jornal informa que a concorrência pelo atleta é grande, com Schalke, Bétis, PSV, Ajax e Brugge correndo por fora para contar com ele já no segundo semestre deste ano.
Leia Mais: Andreas Pereira é o novo jogador do Fulham
Quinto no último campeonato belga, o Brugge talvez seja o destino mais improvável para Vinícius. O Cria do Ninho já demonstrou interesse em jogar em outra liga europeia.
Depois de boa passagem pelo Lommel, da Bélgica, Vinícius foi emprestado ao Mechelen, do mesmo país, para jogar na elite. E não decepcionou: foi o melhor da sua posição e integrou a seleção do Campeonato Belga.
O volante somou dois gols e uma assistência na última temporada, em 35 jogos disputados. Com boas atuações sob o comando de Jorge Jesus nas campanhas do Brasileiro e da Libertadores em 2019, Vinição, como é conhecido, chegou a ser eleito nove vezes destaque da partida na liga nacional belga.
Cláusula no contrato pode render uma bolada ao Flamengo
Em agosto de 2020, o Flamengo vendeu Vinícius Souza ao Grupo City por 2,5 milhões de euros. Assim, o grupo adquiriu 60% dos direitos econômicos do atleta. Uma cláusula contratual trazia ao grupo a opção de compra por mais 20% do volante, devendo ser firmada até o dia 31 de julho de 2021.
Em sua primeira temporada europeia, Vinição disputou 19 jogos, sendo 17 como titular. O Lommel SK ficou em terceiro e não conseguiu o acesso à elite da Bélgica.
Com a permanência do Lommel na segundona, os responsáveis pela gestão do City acharam importante o empréstimo para o desenvolvimento profissional de Vinícius na Europa. Dessa forma, Vinícius Souza foi emprestado por um ano ao KV Mechelen, da elite belga.
Julho de 2021 chegou; entretanto, o grupo City não exerceu o poder de compra de 20% dos direitos que ainda pertenciam ao Flamengo. À época, o valor estipulado pela porcentagem girava em torne de R$ 10 milhões.
Assim, hoje o passe de Vinicius Souza está dividido da seguinte forma: 60% da franquia dona de vários clubes pelo mundo e 40% continua sendo do Flamengo, clube que lançou o volante ao futebol.
Ou seja, caso o time belga negocie Vinição por 10 milhões de euros, o Flamengo pode receber cerca de R$ 20 milhões.
Por fim, o contrato de Vinicius Souza com o Lommel termina neste mês de julho. Já o vínculo com o Grupo City tem duração até junho de 2025.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã