Nos últimos cinco anos, as competições envolvendo os eSports conseguiram ganhar mais espaço na vida das pessoas. Os torcedores rubro-negros, por exemplo, viram o Flamengo se transformar em uma potência do League of Legends, sobretudo quando contava com presença de Felipe “brTT” Gonçalves na lineup. Em entrevista recente, o antigo jogador relembrou alguns momentos da carreira, e falou sobre a influência dos esportes tradicionais na vida como um atleta dos jogos eletrônicos. Algo importante para entender melhor esse universo.
Entre dezembro de 2017 e novembro de 2019, brTT defendeu as cores do Flamengo no mundo competitivo de LoL e ficou marcado para sempre. Foram duas temporadas de muito sucesso, inclusive com três títulos no Campeonato Brasileiro de League of Legends, também conhecido como CBLoL. Conquistas que o fizeram um dos jogadores mais admirados pelos torcedores rubro-negros, que até hoje exaltam a importância dele para o futuro da equipe nos eSports.
Apesar de todo o sucesso, os caminhos do jogador e do Flamengo Esportes, atualmente chamado Flamengo Los Grandes, foram para lados separados. Ele voltou para a PaiN Gaming, onde ficou até novembro de 2021. Desde então, brTT tem focado totalmente no streaming e na música. Em conversa recente com a equipe do site de apostas CBLoL da Betway, ele relembrou a carreira e citou a paixão pelos esportes tradicionais como essencial na carreira que construiu.
BrTT fala que começou a competir jovem, por isso pegou o gosto pela competitividade logo cedo. Uma característica essencial no universo competitivo do LoL. “Já comecei a participar de alguns campeonatos e tal. Eu já era muito competitivo, odiava perder”, relembra o jogador que completou 31 anos no início de 2022. Uma característica encontrada em grandes nomes dos esportes.
A importância de outros esportes
Apesar da história feita com os jogos eletrônicos, a pessoa Felipe Gonçalves não esconde a paixão e a importância dos esportes tradicionais. O atleta explica que acompanhou sempre futebol, automobilismo e basquete, que o ensinaram muito sobre competição e a força das disputas coletivas. Tudo isso ajudou na excelente carreira que fez até aqui, seja pelo Flamengo ou por algumas das outras equipes em que atuou nos últimos anos.
Os comentários feitos ao blog Betway Insider mostram como existe uma forte paixão pelos esportes mais populares do Brasil, como o futebol e o boxe. “Eu acho que se eu fosse falar, hoje em dia, o esporte que eu mais acompanho. É boxe, mas eu gosto de todos. Acompanhar, no final não é acompanhar, né? Só pegar a parte boa”, brinca o ex-jogador de LoL, mas parado desde o final do ano passado.
Ou seja, é impossível separar os esportes tradicionais dos eSports, pois a realidade é próxima. As competições, as disputas e as cobranças são fortes, assim como a importância de se jogar em equipe. Durante as disputas do CBLoL pelo Flamengo, brTT sempre exaltou a força do coletivo. Esse pensamento explica o sucesso dele no jogo, sobretudo quando estava com o manto rubro-negro.
Um novo caminho
O futuro de brTT nos eSports ainda é uma incógnita, principalmente após a pausa que deu na carreira no final do ano passado. Ele focou em outras atividades, como no mundo da música, e deixou em aberto uma possível aposentadoria. O jogador não comentou sobre isso na entrevista, então só vamos descobrir da decisão nos próximos meses. Entretanto, tudo indica que ele deve focar apenas no streaming e também na vida como cantor de trap.
Essa deve ter sido uma decisão difícil, mas que acabou sendo importante para a saúde mental. Isso é algo que ele mesmo explicou na entrevista. “Quando eu comecei a me sentir bem com algumas coisas, percebi: pô, é melhor eu tomar mais cuidado, começar a cuidar de mim e parar de viver para o trabalho e parar de viver para outras coisas e parar e cuidar um pouco de mim.”
Assim, a carreira de brTT fez uma nova mudança. Porém, isso não vai apagar tudo que ele fez no LoL, sobretudo com a camisa do Flamengo. É um jogador que ficou para história, e ajudou na consolidação rubro-negra nos eSports. Algo que dá frutos até os dias atuais, quando o Flamengo Los Grandes surge como uma das equipes mais fortes na disputa pelo título do CBLoL.
Foto: Unsplash