O Flamengo avançou na ampliação de seu projeto de captação de jovens atletas para as categorias de base rubro-negras. O clube anunciou nesta quinta-feira (19) a parceria com o GR Pague Menos/CEFAT/Tirol, clube cearense, que agora é polo flamenguista de jogadores não só do Ceará, mas toda a região Norte e Nordeste.
O clube cearense se junta a outros parceiros que cobrem outras regiões do Brasil para o Flamengo: o Real-Brasília (Centro-Oeste) e o Trieste (Região Sul). As três parcerias, contando com a mais nova, com o CEFAT, visam captação, formação e avaliação de atletas para os times juvenis do Mais Querido. O clube ainda explicou a escolha pelo CEFAT em seu site oficial.
Leia Mais: Comentarista analisa chegada de Pablo e escala zaga ideal do Flamengo
O Rubro-Negro explicou que o clube do Nordeste já possui uma boa estrutura, com alojamento, campos de futebol e society, quadra poliesportiva, entre outros. Além disso, a equipe do Ceará já desenvolve um projeto bem sucedido de captação de atletas. O presidente Rodolfo Landim comemorou o acordo e falou sobre o assunto após a assinatura.
“Para o Flamengo, é muito importante ter esse grande parceiro atuando no Norte e no Nordeste do país na captação e desenvolvimento de jovens atletas. Nosso Departamento de Futebol de Base atua há muitos anos com excelência na captação de atletas do mundo inteiro. Não tenho dúvidas de que a parceria com o GR Pague Menos/CEFAT/Tirol renderá grandes frutos para os dois lados”, diz o presidente.
Vice-Presidente da base explica que o acordo prevê apoio do Flamengo em palestras e afins
A parceria com os cearenses ainda prevê ajuda do Flamengo em troca da captação de atletas nordestinos. O Mais Querido deve enviar profissionais para dar palestras e ensinar desenvolver o projeto do clube, ampliando o Departamento de Futebol, entre outras coisas.
“Vamos passar um pouco do nosso conhecimento técnico e metodológico para orientá-los e ajudá-los no desenvolvimento e ampliação do seu departamento de futebol. Em troca, o GR Pague Menos/CEFAT/Tirol, clube muito bem estruturado e organizado por seu Presidente Deusmar Queirós, transforma-se no nosso grande polo de captação de atletas das regiões Norte e Nordeste do país. O Flamengo já possui, dentro de sua estrutura atual de ação, observadores técnicos nessas duas regiões, o que facilitará bastante o trabalho. Estamos muito satisfeitos, e temos certeza de que essa parceria trará muitos frutos para ambos os lados, assim como já acontece nos acordos com o Real Brasília e com o Trieste”, explica Vitor Zanelli, Vice-Presidente da base flamenguista.
O Flamengo ainda acertou com meia Erik, da categoria sub-17 do GR Pague Menos. O profissional de captação do Flamengo estava presente em um amistoso na última quarta-feira (18), onde o jovem se destacou, e já fez sua primeira captação no CT do clube cearense.
Em seu site oficial, o tirolcefat.com, a equipe já se identifica como o “captador oficial do Flamengo”. Além da ajuda do Rubro-Negro, a parceria também é boa para o clube cearense no sentido de atrair jovens talentos, que ao saber que podem ter uma chance no Mais Querido do Brasil, podem se interessar no projeto do clube nordestino, atraindo mais atletas para os times juvenis.