O Flamengo postou nesta terça-feira (17) nas redes sociais uma mensagem celebrando o combate à LGBTQIA+ fobia. O dia 17 de maio é celebrado em mais de 130 países como um dia fundamental na luta pelos direitos e contra a violência aos membros da comunidade.
O Flamengo foi um dos 18 clubes dos 40 das séries A e B do Campeonato Brasileiro que já se manifestaram nas redes sociais sobre a data. São 13 clubes da Série A e 5 clubes da Série B até o fechamento desta matéria. Veja a postagem do Rubro-Negro.
Leia Mais: Justiça julga habeas corpus de ex-presidente do Flamengo
Diz a postagem: “É inadmissível que uma pessoa viva com medo por seu gênero ou sexualidade. Todas as existências merecem respeito. Todo ser humano tem o direito de viver e amar. Todo dia é dia de pedir igualdade e ser resistência.”
O dia 17 de maio se tornou simbólico para a comunidade LGBTQIA+ quando em 1990 a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade do Cadastro internacional de Doenças (CID10). De 1948 até 1989, o Homossexualismo era classificado dentro dos transtornos mentais.
Até o momento, postaram:
Série A
Flamengo, Athletico-PR, Avai, Botafogo, RB Bragantino, Ceará, Corinthians, Fluminense, Internacional, Juventude, ,Palmeiras, São Paulo e Santos.
Serie B
Cruzeiro, Vasco, Novorizontino, Operário e CSA.
Flamengo enfrenta a Católica em busca de paz
Nesta terça-feira (17), o Flamengo enfrenta a Universidad Católica, no Maracanã, às 21h30. O jogo válido pela quinta rodada do Grupo H da Copa Libertadores 2022 pode significar classificação antecipada em primeiro do grupo, com 13 pontos. O SBT transmite o jogo. Mais de 44 mil ingressos foram vendidos.
Além disso, uma boa atuação pode apaziguar um pouco os ânimos dos torcedores. Ainda sofrendo com desfalques, o técnico Paulo Sousa depende da série de 5 jogos no Maracanã para continuar no comando do time. O Flamengo divulgou a lista de relacionados.