O clima político no Flamengo não é dos melhores. O Rubro-Negro vive dias de ebulição após a polêmica votação para limitar os sócios Off-Rio em 1000 associados. Segundo matéria publicada hoje (13) em O Globo, essa questão e também a condução do futebol levaram a um afastamento entre o Presidente Rodolfo Landim e seu principal aliado.
Segundo reportagem do repórter Diogo Dantas, a relação entre Landim e o Vice Presidente Geral e Jurídico Luiz Eduardo Baptista, o Bap, esfriou. Os motivos seriam a condução política e também do futebol do Flamengo. Diogo relata que na questão dos Off-Rio, Bap votou contra, juntamente com vários outros vices presidentes do clube.
Leia Mais: Após indefinição em tratamento, Flamengo pode perder zagueiro por mais três meses
Ainda segundo a reportagem, Baptista, que faz parte do chamado Conselhinho do Futebol do Flamengo, não tem mais comparecido aos jogos do time profissional. Com isso, Landim tem sido presença constante, inclusive aumentando seu nível de relação com os jogadores e comissão técnica.
No jogo que garantiu a classificação do Flamengo para as oitavas de final da Copa do Brasil, nessa quarta (11), contra o Altos-PI, Landim foi hostilizado e cobrado nas arquibancadas do Estádio Raulino de Oliveira. Segundo Diogo, o Presidente teria decidido não viajar para Fortaleza, onde o Rubro-Negro enfrenta o Ceará neste sábado (14), pelo Campeonato Brasileiro.
Se a relação com Bap esfriou, a reportagem mostra que Landim se aproximou de Marcos Braz, o chefão do futebol do Flamengo. Braz votou a favor da limitação dos Off-Rio e foi favorecido por outra decisão do Conselho Deliberativo, que negou a obrigação de membros da diretoria de se licenciarem do clube caso concorram a cargos eletivos. Braz, que é vereador pelo Rio, tem planos de concorrer para outro carro nas eleições de outubro deste ano.
Segundo a reportagem do Globo, uma foto de um jantar após a votação do CoDe gerou muito atrito dentro do Flamengo. Nela, Landim, Braz e outros membros da diretoria estão à mesa com outros conselheiros e sócios. A imagem do jantar, que é organizado pelo ex-presidente Delair Dumbrosck a cada 15 dias, foi divulgado como se fosse uma celebração dos resultados das votações.