O Flamengo se classificou para as oitavas de final da Copa do Brasil 2022 com a vitória de 2×0 sobre o Altos-PI, nessa quarta-feira (11). A quarta fase da competição nacional vai ter a presença de 16 clubes que seguem na briga pelo título e pelos quase R$ 80 milhões em prêmios.
No podcast do UOL Posse de Bola desta sexta-feira (13), o jornalista Mauro Cezar Pereira fez uma ironia quando foram anunciados os clubes que seguem na disputa. São eles: América-MG, Atlético-GO, Athletico Paranaense, Botafogo, Ceará, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Palmeiras, Santos, São Paulo, Bahia, Cruzeiro, Atlético-MG ou Brasiliense, Red Bull Bragantino ou Goiás.
Leia Mais: Flamengo x Ceará: veja os relacionados do Rubro-Negro para jogo do Castelão
Caso o Atlético se classifique, serão 14 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, mais Bahia e Cruzeiro da série B. O jornalista Juca Kfouri lembrou que apesar de estarem na Série B, Cruzeiro e Bahia faziam parte do extinto Clube dos 13, que organizou o Campeonato Brasileiro de 1987. Foi ai que Mauro Cezar brincou sobre quem seria o campeão do torneio. Assista.
Após Juca elogiar a qualidade das oitavas de final, Mauro fez a brincadeira, dizendo: “Então o campeão da Copa do Brasil já saiu! Nesse cenário, o campeão é Sport. Pode entregar a taça para o Sport, Juca. O Sport deve estar jogando com um monte de time mequetrefe sei lá aonde e daqui a pouquinho ele reivindica a taça e ganha na justiça a taça. Parabéns Sport Clube do Recife!”
Na realidade, O Sport foi eliminado na segunda fase da Copa do Brasil 2022, justamente pelo Altos-PI, que depois enfrentou o Flamengo na terceira fase. A ironia de Mauro Cezar faz referência ao imbróglio da Copa União 1987.
Decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) apontou o clube do Recife como o campeão brasileiro daquele ano, mesmo sem ter enfrentado nenhum dos grandes clubes do Brasil, que jogaram o módulo verde. O Sport jogou o módulo amarelo. Para grande parte da mídia brasileira, o Flamengo é o campeão nacional de 1987. Da mesma forma, antes de ser obrigada pelo STF, a CBF considerava os dois clubes campeões daquele ano.