Universidad Católica x Flamengo, nesta quinta-feira (28), pode representar a consolidação do Rubro-Negro na temporada ou o início de mais uma crise. Com Jorge Jesus no Rio de Janeiro, o técnico Paulo Sousa precisa vencer com o time jogando bem para não ser assombrado pelo conterrâneo. Cheio de desfalques, o Mais Querido quer vencer no Chile para manter o aproveitamento perfeito e praticamente encaminhar a classificação para as oitavas de final. O Mundo Rubro Negro traz um resumo de como o Flamengo chega para a partida no Estádio San Carlos de Apoquindo.
Elenco segue sofrendo com lesões
Assim como em 2021, o Departamento Médico do Flamengo está lotado. Atualmente, são sete jogadores fora de combate. São eles: Rodrigo Caio, Gustavo Henrique, David Luiz, Ayrton Lucas, Matheuzinho, Vitinho e Matheus França. A situação é tão crítica que o Rubro-Negro viajou para o Chile com apenas três zagueiros de ofício, Pablo, Leo Pereira e o jovem Cleiton. Willian Arão mais uma vez será improvisado na linha de zaga.
Leia Mais: Olho no rival! As armas da Universidad Católica para enfrentar o Flamengo
Flamengo de Paulo Sousa já tem uma cara
Depois dos testes realizados no Campeonato Estadual, parece que Paulo Sousa achou um modo de jogar e uma base titular. O Mister já afirmou diversas vezes que o calendário insano do futebol brasileiro não permite manter os mesmos 11 por vários jogos seguidos. Mesmo assim, está claro que há uma formação preferida. Por causa dos desfalques, o Flamengo deve entrar hoje com Santos, Isla, Arão, Pablo, Filipe Luís; João Gomes, Thiago Maia, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Gabigol e Bruno Henrique.
Taticamente, Paulo Sousa já deixou sua marca. Os torcedores do Flamengo sabem que o time vai marcar em bloco alto na saída de bola do adversário ou na perda de bola e vai marcar com duas linhas de quatro no bloco médio/baixo. Os flamenguistas sabem também que a saída de bola atrás será feita com os três zagueiros. Sabem ainda que Filipe Luís fica mais, enquanto Isla pode subir com liberdade para criar superioridade numérica com Everton Ribeiro e Gabigol pela direita. E sabem que Arrascaeta é o cérebro do time, com liberdade para jogar em todos os setores do ataque, junto com Gabigol e Bruno Henrique. Paulo Sousa disse muitas vezes que o papel dos volantes é fundamental na sua visão. São eles os responsáveis por dar o ritmo do jogo, acelerando ou desacelerando quando necessário e fazendo a bola chegar com qualidade nos meias e nos atacantes.
Time evoluiu, mas ainda busca afirmação
As atuações contra Talleres, São Paulo e Palmeiras deixaram o torcedor do Flamengo feliz. Depois do vexame na final do estadual, os rubro-negros viram finalmente um time aplicado sem a bola e envolvente com a bola. Mas como a vida de flamenguista nunca é fácil, a partida contra o Athletico-PR, com atuação confusa, mais uma vez embaralhou as ideias do torcedor. As acusações de que Paulo Sousa mexe demais no time voltaram a ser lidas e ouvidas.
O jogo de hoje no Chile pode representar a consolidação de um Flamengo forte e consistente ou pode mergulhar o time em mais um período de turbulências. A combinação resultado mais performance vai definir para que lado da encruzilhada o Flamengo vai seguir. Um ilustre turista no Rio acompanha tudo com atenção.
Ficha Técnica de Universidad Católica x Flamengo
Estádio e Horário
San Carlos Apoquindo, 19h.
Onde assistir ao vivo e ouvir
Facebook Watch. Mas a FlaTV+ também vai transmitir. , mas a FlaTV+ acompanha a cobertura.
Rádios Globo, Brasil e Tupi.
Provável time da Universidade Católica
Sebastián Pérez; Raimundo Rebolledo, Tomás Asta-Buruaga, Alfonso Parot, Cristián Cuevas; Juan Leiva, Felipe Gutiérrez, Fabián Orellana; José Pedro Fuenzalida, Fernando Zampedri y Gonzalo Tapia
Provável time do Flamengo
Santos, Isla, Arão, Pablo, Filipe Luís; João Gomes, Thiago Maia, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Gabigol e Bruno Henrique