A péssima relação entre Flamengo e CBF promete ganhar novos capítulos. Isso porque a entidade pretende mandar um jogo da seleção no Maracanã um dia após a semifinal do Campeonato Carioca. A partida em questão é contra o Chile, marcada para o dia 24 de março. O confronto do estadual será um dia antes (23).
Vale lembrar que o Maracanã está em fase final de reforma para instalação do gramado híbrido. A previsão de entrega é para meados de março. O desejo de jogar no estádio vem devido às medidas de restrições do governo da Bahia, onde o confronto devia acontecer inicialmente.
Contudo, para atuar no Maraca, a CBF precisa consultar os concessionários do estádio, ou seja, Flamengo e Fluminense. Sendo assim, a expectativa é de um embate nos bastidores entre a diretoria rubro-negra e a federação, haja vista a péssima relação entre as entidades.
Além disso, o Rubro-Negro nunca ficou satisfeito com o fato da seleção desfalcar jogadores do clube. Muitas vezes, os jogadores são chamados para atuar poucos minutos com a amarelinha, como foram os casos de Gabigol e Everton Ribeiro que juntos atuaram por 28 minutos na última convocação.
O governador de Mato Grosso chegou a oferecer Cuiabá para receber o jogo — onde a CBF mandou a partida da Supercopa. No entanto, a preferência é outra praça. Isso porque a seleção vai se concentrar e treinar na Granja Comary, no interior do Rio de Janeiro. A informação é do portal ge.
Datas Fifas em 2022
A próxima Data Fifa será a segunda do ano, com jogos no dia 24 e 29 de março. Assim, caso se classifique para às fases finais, o Flamengo deve ter desfalques importantes nas semifinais e, pelo menos, no primeiro jogo da final do Campeonato Carioca.
Além das duas Datas Fifas em janeiro e março, haverá uma terceira no meio do ano. Mas, desta vez, as seleções entram em campo três vezes nos dias 2, 9 e 14 de junho. Assim, os clubes brasileirão sofrerão com desfalques em quatro datas do Campeonato Brasileiro: dias 5, 8, 12 e 15.
Leia mais: Botafogo x Flamengo: saiba onde comprar ingressos para o clássico
O Flamengo, inclusive, chegou a pedir o adiantamento da temporada para o dia 15 de janeiro, a fim de diminuir os impactos das Datas Fifas na temporada. Sem sucesso. A entidade tornou o começo no dia 15 facultativo, porém a Ferj não acatou.
O resultado? O de sempre: CBF permite que Datas Fifas invadam jogos de clubes brasileiros e prejudique o seu próprio produto nacional. Vale lembrar que o AFA passou a paralisar o Campeonato Argentino, exatamente como o Flamengo sugeriu à CBF.
Novo gramado do Maracanã
A partida da seleção está marcado para alguns dias depois da inauguração do novo gramado do Maracanã. O campo híbrido vai contar com uma mistura de 90% de grama natural e 10% sintética. Marc Vercammen, executivo da empresa suíça GrassMax Systems, falou sobre o andamento da instalação do novo tapete. Além disso, ele também revelou como o gramado vai suportar a grande quantidade de jogos no estádio por ano.
“Toda a obra já começou antes do Natal. A Greenleaf tirou a capa, porque mudamos a capa superior da areia, colocando 15 centímetros da areia nova. Agora a máquina de costurar chegou há dez dias. O sistema reforça, então, vai ajudar a estabilidade, vai evitar danos e deformações no campo, com o qual o campo pode receber quatro vezes mais jogo do que nas condições normais”, disse.
Leia mais: Valorizado! Conselho Deliberativo vota novo patrocínio dos meiões do Flamengo
Vercammen também confirmou que a máquina de costura também será utilizada no Ninho do Urubu. Sendo assim, o Centro de Treinamento do Mengão passa a ter a mesma grama utilizada nos maiores clubes e torneios do mundo.
“Todos os clubes na primeira divisão da Inglaterra têm o sistema (híbrido). Leeds (United), Leicester City, Tottenham, Real Madrid, (Athletic)Bilbao, Espanyol, Barelona. A final da Copa do Mundo do Qatar vai ser jogada nesse sistema também, porque é uma obrigação da FIFA utilizados no Mundial tem que ser costurado com essa tecnologia.”