Em seu primeiro clássico no comando do Flamengo, Paulo Sousa optou contra o Fluminense por experimentar um meio-campo lotado de jogadores e com Gabi espetado. O resultado foi obviamente aquém do esperado e o Mais Querido perdeu por 1×0 para o Fluminense.
O time escalado pelo técnico português para o confronto válido pela quarta rodada do Cariocão 2022 foi: Hugo, Rodinei, Gustavo Henrique, Léo Pereira e Filipe Luís; Arão, Andreas Pereira, Diego, Arrascaeta e Everton Ribeiro; Gabigol.
Leia também: Um clássico pra ensinar em quem Paulo Sousa não pode confiar
Com domínio em ambos os tempos, mas sem mostrar um bom futebol durante toda a partida, o Flamengo novamente caiu na mesma armadilha dos últimos confrontos entre os dois: truncar o jogo, apelando bastante para a catimba e contar com a sorte ou com erros rubro-negros.
E novamente foi bem-sucedido. O Flamengo mostrou muito mais defeitos do que acertos de pré-temporada. Os jogadores estavam aceitavelmente sem ritmo, mas pouco entrosados – o que preocupa um pouco – e com uma boa dose de falta de criatividade. Paulo Sousa não foi feliz nas mudanças.
O Fluminense abriu o marcador aos 37 minutos do segundo tempo com uma contribuição imensa de Hugo Sousa. Antes disso, porém, tivemos a anulação do gol de Gabigol e uma justa expulsão de Vitinho. O gol também escancarou o velho problema da bola aérea da defesa flamenga.
Leia também: Jornalista exalta Paulo Sousa e ataca Renato após vitória do Flamengo: ‘Muitas variações táticas’
E a torcida do Flamengo, majoritariamente presente no estádio neste domingo (06) de muito sol no Rio de Janeiro, saiu sem nenhum motivo para ficar feliz depois de uma derrota para o Fluminense de Abel Braga.
O próximo compromisso do Flamengo é na quinta-feira, às 19h, contra o Audax-RJ. Acompanhe conosco toda a cobertura deste jogo. Veja agora as notas das atuações dos jogadores aferidas pela comunidade MRN:
Notas dos jogadores do Flamengo
Hugo Souza
Tem evoluído com a bola nos pés, mas hoje falhou onde mais temos confiança nele, no reflexo em baixo da trave. Ainda no primeiro tempo fez uma excelente defesa mostrando toda sua envergadura e elasticidade, mas em uma bola defensável acabou levando o gol no finalzinho. Nota: 4,5
Carol Menezes – Twitter: @kaka_menezes07
“Algo me diz em rubro negro, que o sofrimento leva além…”
Rodinei
Fez um bom primeiro tempo. Deu muita opção na frente, mesmo com o time preferindo atacar mais pela esquerda. Nota: 6,5.
Isla: Entregou um contra ataque, correu errado num passe do Marinho e deu mole no gol. Nota: 0,0
Miguel Peters – Twitter: @miguelpeters
“Flamengo da dona de casa, do povo sofrido, do trabalhador”
Gustavo Henrique
Teve uma atuação “ok” para o que se espera dele. Algumas movimentações erradas que relativamos por ser apenas o segundo jogo num esquema totalmente diferente do que acostumou a jogar com o manto.
Levou a pior em alguns lances contra o Luís Henrique, como foi em todos os seus outros jogos contra o Fluminense. Luís é um problema para ele. Nota: 5,5.
Iago Cotrim – Twitter: @Iagocotrim_
“Vesti o manto ao nascer, me acostumei a vencer”
Léo Pereira
Teve uma atuação até certo ponto boa. Jogando mais pelo centro em uma linha de três, foi importante com uma boa saída de bola e o início da construção na saída de bola. Na marcação não deu muita chance e conseguiu anular o 9 adversário. No segundo tempo caiu como todo o time e piorou principalmente no combate ao ataque adversário. Nota: 5,5.
Por Marcio Marcondes – Twitter: @mjmarcondes
“Flamengo é meu orgulho, torcer é a minha vida!”
Filipe Luís
Jogou como sempre, porém sem dar apoio ao ataque. Protegeu a defesa pelo lado esquerdo e conseguiu se garantir nas disputas de velocidade. Faltou o apoio na frente, que, no esquema de jogo, estava mais na responsabilidade dos alas que do lateral. Nota: 6,0.
Flávio Maciel – Instagram: @ftmrj.1982
“Quem não é rubro-negro não tem a noção do que é ser Flamenguista”
Willian Arão
Praticamente protegeu a defesa sozinho. Com os jogadores ainda se ajustando à linha alta de marcação, Arão por vezes se viu sozinho para parar os contra-ataques adversários antes que eles chegassem à última linha defensiva do Fla. Com a bola fez seu de sempre, fazendo a saída de bola simples, eficiente e clássica. Nota: 6,0.
Edson Lira – Twitter: @Edsonjslira
“Se você espremer o Flamengo ele te dá o Brasil”
Andreas Pereira
Começou pressionando e exagerando na preciosidade. Mostrou repertório de passes e usou bastante o lado esquerdo. Parece o tempo todo que está tentando se redimir do seu erro. Nota: 6,0.
➡️João Gomes: Entrou pra dar fôlego. Tem uma dinâmica boa de área a área, mas precisa melhorar em muitas coisas: passes, decisões e conclusão. Tem margem de melhora mas precisa crescer. Nota: 5,0.
Ricardo Bitencourt – Instagram: @drbitenco
“Flamengo é um eu de ser”
Diego Ribas
Deu dinâmica na transição defesa x ataque no começo do jogo, porém depois cansou. Pareceu sentir falta de ritmo de jogo. Apesar do bom começo, pecou na marcação perdendo o tempo de bola e fazendo faltas desnecessárias. Por isso foi substituído, se não fosse seria expulso. Nota: 3.0.
➡️Marinho: Entrou pra incendiar o jogo e até o fez por um certo tempo, mas depois ficou encaixotado na marcação adversária. Faltou o ala para tramar jogadas ali pelo seu lado. Ele até tentou se infiltrar pelo meio, mas mais uma vez ficou preso na marcação. Nota: 4.0.
Marcelo Batista – Twitter: @Antifa_crf
“Perdendo ou ganhando eu sempre vou te apoiar e eu canto ainda mais se o Flamengo não ganhar”
Everton Ribeiro
Manteve o desempenho de 2021 com muita movimentação e entrega, mas pouca produção. Nota: 4,0.
➡️Vitinho: Não fez nada de útil e ainda conseguiu ser expulso no único lance de estranhamento entre os jogadores que não era pra expulsão. Nota: 3,0.
Edson Lira – Twitter: @Edsonjslira
“Se você espremer o Flamengo ele te dá o Brasil”
Arrascaeta
Parecia cansado ou sem ritmo. Não fez um bom jogo. Mesmo assim criou algumas boas chances. Nota: 6,0.
➡️Lázaro: Entrou mal e pouco apareceu. Teve a chance do empate no fim, mas não conseguiu transformar a cabeçada em gol. Nota: 5,0.
Miguel Peters – Twitter: @miguelpeters
“Flamengo da dona de casa, do povo sofrido, do trabalhador”
Gabigol
Logo no início do jogo já teve uma chance em que o goleiro adversário tirou com as pontas da luva. Durante o primeiro tempo saiu bastante da área, procurou o jogo mas não criou grandes jogadas e nem ao menos teve outra grande chance. No segundo tempo chegou a fazer um gol, mas estava impedido. Me parece que o estilo de jogo hoje pedia um jogador que ficasse mais na área, o que não favorece o jogo do nosso artilheiro. Buscou o tempo todo, mas hoje não foi feliz… Nota: 4
Carol Menezes – Twitter: @kaka_menezes07
“Algo me diz em rubro negro, que o sofrimento leva além…”
Paulo Sousa
O Mister Romântico chegou bem, é um excelente técnico e a derrota de hoje não foi culpa dele. Tudo bem estar fazendo testes no elenco, mas dia de clássico não é pra testar, é pra pôr o que se tem de melhor em campo porque clássico não se joga, clássico se vence. O time começou bem, encurralando o adversário, bem ao seu estilo, mas o jogo tumultuado atrapalhou. Mexeu bem ao pôr Vitinho, Marinho e João Gomes, mas eles não corresponderam às suas expectativas. Na minha opinião a derrota de hoje não muda o conceito que tenho do trabalho dele, mas espero que ele tenha aprendido a lição sobre clássicos. Nota: 5.0.
Marcelo Batista – Twitter: @Antifa_crf
“Perdendo ou ganhando eu sempre vou te apoiar e eu canto ainda mais se o Flamengo não ganhar”
O que deu certo: A movimentação e troca de passes de Arrascaeta, Everton Ribeiro e Andreas começou bem e dando pinta de que iria engrenar. Esse setor vai ser muito importante pra sequência da temporada.
O que deu errado: A falta de atenção. Mais uma vez o Flamengo entra em um clássico achando que vai se impor quando quiser. O Fluminense picotou o jogo e levou o juiz pro seu lado.