O Flamengo inicia sua jornada em 2022 na próxima quarta-feira (26). O Mais Querido vai enfrentar a Portuguesa, em sua estreia pelo Campeonato Carioca. A princípio, a equipe que vai começar a competição terá como base os jovens formados no clube.
Enquanto Paulo Sousa segue sua preparação para estrear com os profissionais em fevereiro, Fábio Matias vai ser o comandante dos meninos do Ninho.
Nesse sentido, uma projeção tática da equipe que deve estrear no Estadual pode ser feita tomando como base os jogadores que foram a campo no amistoso contra o Boavista, na última quinta-feira (20).
Leia mais: MRN Tático #1: Arão e a importância da diagonal longa
Como o Flamengo pode estrear no Carioca?
Segundo a escalação inicial do amistoso, o Mengão deve ir com: Matheus Cunha; Wesley, Noga, Cleiton e Marcos Paulo; Igor Jesus e Yuri de Oliveira; Matheus França, Lázaro e Thiaguinho; André.
Com estes jogadores em campo, a equipe deve atuar numa espécie de 4-2-3-1/4-1-4-1, no qual a posição de Yuri de Oliveira condicionará o desenho tático da equipe em campo.
Flamengo em Organização Defensiva
A formatação da equipe no momento sem bola dependerá bastante da posição do volante rubro-negro. Yuri de Oliveira pode atuar tanto quanto mais próximo de Igor Jesus, assim formando um 4-4-2. Bem como pode atuar numa segunda linha de quatro alinhado a Lazaro. Ou seja, a posição de Yuri determinará a proposta em organização defensiva da equipe.
Não deixe de ler! Análise tática: Flamengo 0x2 Oeste – Grande lição para uma promissora geração
Flamengo em Organização Ofensiva
No momento com o bola o Flamengo também pode ter duas formatações diferentes. Contudo, isso não depende somente de um atleta.
Primeiramente a equipe pode realizar uma saída de 3 trabalhando com laterais em alturas diferentes do campo. Enquanto Wesley pode atuar alinhado aos zagueiros Noga e Cleiton, por outro lado Marcos Paulo pode ser liberado para gerar amplitude pelo lado esquerdo.
O lateral-esquerdo foi destaque do último amistoso com duas assistências e um pênalti sofrido durante a partida.
Igor Jesus e Yuri de Oliveira podem atuar alinhados, de mesma forma que Lázaro e Thiaguinho pode atuar mais centralizados. Mais especificamente no meio-espaço: entre o corredor lateral e o corredor central do campo.
Em contrapartida, Igor Jesus também pode ser o homem responsável por ajudar a saída de 3. O volante rubro-negro podem afundar entre os zagueiros e ser o terceiro homem na saída de bola. Dessa forma, Tal qual Marcos Paulo, Wesley também geraria amplitude pelo lado do lado.
Matheus França deixaria de atuar pelo corredor lateral para atuar no meio-espaço com Thiaguinho. Assim, Lázaro atuaria mais próximo de André em organização ofensiva.
Esta proposta é mais ousada pois retira um homem da saída de bola. Analogamente, o Fla teria mais um homem na última linha de ataque, fortalecendo o ataque rubro-negro.
Enfim, essas são algumas possibilidades que o Flamengo pode atacar e defender em sua estreia no Carioca. Será que elas serão colocadas em prática no campo?
Só teremos essa resposta daqui há alguns dias…
SRN
Siga Douglas Fortunato no Twitter.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã